A Administração de Segurança de Transporte dos EUA (TSA) e o Departamento de Transportes do Reino Unido implementaram recentemente o programa One-Stop Security em seis aeroportos nos EUA. Com isso, passageiros em voos internacionais com conexão para voos domésticos não precisam passar novamente pela segurança e despachar a bagagem. Saiba mais!
David Seymour, Diretor de Operações da American Airlines, uma das companhias que participam do projeto piloto, comenta:
“O que isso significa para nossos clientes — e a capacidade da nossa equipe de cuidar de nossos clientes — não pode ser exagerado. Estamos criando uma experiência de conexão mais conveniente e significativamente menos apressada — uma que nossos clientes não apenas verão, eles sentirão.”
One Stop Security
Foi desenvolvido recentemente pelo governo dos EUA, junto com a TSA e o Departamento de Transportes do Reino Unido, o programa One-Stop Security, que visa eliminar a necessidade de que os passageiros de voos internacionais despachem a bagagem uma segunda vez ao fazer conexões para voos domésticos. Com a mudança, os viajantes não precisarão mais passar por novas verificações de segurança ou alfândega nos EUA, após a verificação já feita no terminal de partida.
O projeto consta em seis aeroportos dos EUA e esse tipo de programa já é implementado em alguns aeroportos no Canadá, Caribe, Irlanda e Emirados Árabes Unidos. Até o momento, o One Stop Security está em andamento com voos selecionados de Dallas-Fort Worth e Atlanta para o Reino Unido; a expansão para outros aeroportos dos EUA está prevista ainda para 2025.
Apesar de sua principal vantagem, de diminuir o tempo entre as conexões, o programa enfrenta questões sobre a equivalência dos padrões de segurança nos países participantes. A TSA está trabalhando para garantir que as verificações sejam compatíveis com os controles de segurança dos EUA.
Companhias aéreas envolvidas no projeto
O One-Stop Security está sendo testado com companhias aéreas como American Airlines, British Airways, Delta e Virgin Atlantic. A Delta informou que o tempo de conexão em Heathrow foi reduzido entre 30 e 40 minutos para os voos de Atlanta.
Já a American Airlines informou em seu site que trabalhou junto com ambos os governos, dos EUA e Reino Unido, para lançar o programa logo no início de fevereiro. O One Stop Security inclui conexões do maior hub da companhia aérea no terminal do Aeroporto Internacional de Dallas/Fort Worth para seu maior gateway europeu em Londres-Heathrow, onde vários passageiros se conectam para outras viagens todos os dias.
Veja abaixo um vídeo disponível no canal da American Airlines no YouTube, ilustrando como funciona o One Stop Security:
Comentário
O One-Stop Security pode ser uma solução bem-vinda para muitos viajantes, pois a ideia de não ser mais necessário passar novamente pelos procedimentos de segurança e alfândega nos EUA é um avanço significativo. O apoio de grandes companhias aéreas como American Airlines, British Airways, Delta e Virgin Atlantic ao programa é um indicativo da eficácia do projeto.
Porém, a grande preocupação é garantir que os padrões de segurança sejam mantidos, especialmente quando o programa envolve diferentes países com suas próprias políticas de segurança.
O que achou da notícia?
☞ Veja também: Evite prejuízos em viagens! Descubra como a Declaração Especial de Valor pode proteger seus bens valiosos em caso de extravio.