Alguém me explica tudo que foi anunciado ontem porque eu estou até agora assim!
Nem por um minuto na minha vida eu pensei que a Delta iria “abandonar” a GOL e comprar uma fatia da LATAM, inclusive se algum dia alguém chegasse pra mim e dissesse isso eu iria chamar esta pessoa de maluca!
O Alê, Dérek e Lorenzo fizeram excelentes posts aqui no site analisando o assunto de forma mais completa e profunda, por isto não vou desenvolver este post por este lado.
Porque o que quero compartilhar com vocês mesmo é a minha imensa SURPRESA de toda esta operação!
Delta e GOL sempre tiveram um casamento perfeito, tanto em benefícios dos programas (Smiles e Skymiles) como em conectividade nas rotas – tanto no Brasil quanto nos EUA, então jamais pensaria que um divórcio estava por vir.
A GOL se reinventou nos últimos anos se reposicionando como marca no Brasil, e boa parte disto veio dos princípios da Delta, então pra mim a identidade da cia americana ainda é diretamente refletida na laranjinha, que agora perde seu principal aliado.
Além disto fico pensando – como vai ficar a relação de “amizade” com o grupo AirFrance-KLM que também detém parte acionária da GOL ? Afinal um dos grandes diferenciais é o hub em Fortaleza que distribui voos que chegam da Europa para o resto do Brasil.
Outro ponto que vale a pena mencionar: como vocês sabem a Qatar também tem participação acionária na LATAM e a cia árabe não tem uma relação muito amistosa com a Delta. Eu lembro quando o voo inaugural de Doha p/ Atlanta realizado por um A380 pousou na cidade americana, o aeroporto não disponibilizou um finger e o embarque/desembarque teve que ser feito remoto – acreditam? Se foi “picuinha” ou não ninguém sabe, mas na época não se falou outra coisa.
Ainda não foi falado se a LATAM entrará para a Skyteam, mas será que estaríamos pronto para mais uma migração de sistema de pontos? Fico tenso só de pensar!
E o mais grave: caso a LATAM não entre na Skyteam, estaremos de vez abandonados por todas as alianças aéreas – inclusive já fiz um post sobre este tema aqui.
E falando em programas de fidelidade: e a Smiles? Será que romperia os laços com as empresas da Skyteam que hoje fazem parte do programa? É tanta pergunta que vem na minha cabeça que não sei nem o que pensar!
Eu ainda estou tentando entender e digerir a “loucura” que foi este anúncio ontem, afinal pegou todos nós de surpresa!
Alguém aí chegou a imaginar isto um dia?