fbpx

Ainda estou sem entender tudo isso…

Notícias

Por Fábio Vilela

Alguém me explica tudo que foi anunciado ontem porque eu estou até agora assim!

Nem por um minuto na minha vida eu pensei que a Delta iria “abandonar” a GOL e comprar uma fatia da LATAM, inclusive se algum dia alguém chegasse pra mim e dissesse isso eu iria chamar esta pessoa de maluca!

O Alê, Dérek e Lorenzo fizeram excelentes posts aqui no site analisando o assunto de forma mais completa e profunda, por isto não vou desenvolver este post por este lado.

Porque o que quero compartilhar com vocês mesmo é a minha imensa SURPRESA de toda esta operação!

Delta e GOL sempre tiveram um casamento perfeito, tanto em benefícios dos programas (Smiles e Skymiles) como em conectividade nas rotas – tanto no Brasil quanto nos EUA, então jamais pensaria que um divórcio estava por vir.

A GOL se reinventou nos últimos anos se reposicionando como marca no Brasil, e boa parte disto veio dos princípios da Delta, então pra mim a identidade da cia americana ainda é diretamente refletida na laranjinha, que agora perde seu principal aliado.

Além disto fico pensando – como vai ficar a relação de “amizade” com o grupo AirFrance-KLM que também detém parte acionária da GOL ? Afinal um dos grandes diferenciais é o hub em Fortaleza que distribui voos que chegam da Europa para o resto do Brasil.

Outro ponto que vale a pena mencionar: como vocês sabem a Qatar também tem participação acionária na LATAM e a cia árabe não tem uma relação muito amistosa com a Delta. Eu lembro quando o voo inaugural de Doha p/ Atlanta realizado por um A380 pousou na cidade americana, o aeroporto não disponibilizou um finger e o embarque/desembarque teve que ser feito remoto – acreditam? Se foi “picuinha” ou não ninguém sabe, mas na época não se falou outra coisa.

Ainda não foi falado se a LATAM entrará para a Skyteam, mas será que estaríamos pronto para mais uma migração de sistema de pontos? Fico tenso só de pensar!

E o mais grave: caso a LATAM não entre na Skyteam, estaremos de vez abandonados por todas as alianças aéreas – inclusive já fiz um post sobre este tema aqui. 

E falando em programas de fidelidade: e a Smiles? Será que romperia os laços com as empresas da Skyteam que hoje fazem parte do programa? É tanta pergunta que vem na minha cabeça que não sei nem o que pensar!

Eu ainda estou tentando entender e digerir a “loucura” que foi este anúncio ontem, afinal pegou todos nós de surpresa!

Alguém aí chegou a imaginar isto um dia?

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.