fbpx

Air Canada faz voo com equipe toda feminina em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

A Air Canada marcou a Semana Mundial da Mulher da Aviação que antecedeu o Dia Internacional da Mulher (hoje, 08 de março), comemorando as conquistas de suas funcionárias. Além disso, para homenagear a data, a companhia fez um voo de Toronto a Edmonton com toda a equipe envolvida composta somente por mulheres.

O Air Canada Dreamliner 787 pousou em Edmonton na tarde de quinta-feira, depois de partir de Toronto. Dos pilotos aos comissários de bordo e à tripulação de terra nas duas cidades, todos os envolvidos no vôo eram mulheres. A tripulação foi guiada ao espaço aéreo de Edmonton por controladoras de tráfego aéreo de todo o país.

“Foi um momento especial. Todos [na Air Canada] estavam envolvidos e foi muito divertido fazer isso”, disse o capitão Jean Nash. “Apenas cinco por cento dos pilotos da Air Canada são mulheres. São cerca de 250 de nós. Não são muitos, considerando quantos pilotos masculinos temos. Mas está crescendo“, disse Nash.

A equipe de vôo foi organizada em comemoração à Semana Mundial da Mulher da Aviação 2020, que marca o aniversário da primeira licença de piloto feminina do mundo em 1910. A semana chama a atenção para o desequilíbrio de gênero no setor aéreo e espacial.

equipe feminina

Muitas mulheres estão se interessando mais pela aviação“, disse Nash. “Eu acho que é uma ótima mensagem para as meninas. Se você ficar com matemática, ciências e inglês, tudo é possível. Não deixe ninguém lhe dizer que você não pode fazer nada.“, disse Nash, que trabalha com a Air Canada há 23 anos e voa há mais de 30 anos.

Meu pai costumava ter uma pista de pouso em sua fazenda. Eu sempre estive em aviões. Decidi, um dia depois do colegial, me inscrever para aulas de vôo, mas não contei à minha família! ” ela riu. “Quando contei a eles quatro meses depois, eles apoiaram e ficaram muito orgulhosos.”

equipe de terra

Nash espera ver mais equipes femininas no futuro. “Está se tornando cada vez mais comum. Quando eu comecei na Air Canada, era muito incomum. Se você ouviu duas vozes femininas na cabine de comando, era incomum”.

Quando os passageiros desembarcaram, alguns expressaram a Nash sua empolgação por estarem em um vôo só de mulheres. “Eles estavam muito orgulhosos”. Nash ainda deixa uma mensagem para as jovens pensando em uma carreira na aviação: “Trabalhar duro. Não deixe ninguém lhe dizer que você não pode fazê-lo. Você será bem sucedido. É um ótimo momento para ser piloto”.

dia internacional da mulher mulheres comandantes air canada

Mais uma companhia faz homenagem e reflexão importante sobre a participação das mulheres na aviação. A Emirates também marcou a data do Dia Internacional da Mulher com uma tripulação feminina em um voo de carga e programação especial de entretenimento de bordo com filmes dirigidos por mulheres. Clique aqui para ler.

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.