A Air Europa anunciou uma parceria com a Iryo, uma empresa de trens de alta velocidade na Espanha. O acordo vai possibilitar, até o final de 2023, combinar viagens de avião e trem em um único bilhete. Como resultado, o passageiro poderá fazer conexões em Madri para destinos operados pela companhia ferroviária.
De acordo com Jesús Nuño de la Rosa, CEO da Air Europa, a companhia está trabalhando para oferecer aos seus passageiros, soluções integrais de deslocamentos. “Por isso, este acordo com a Iryo é estratégico e nos permitirá oferecer todas as opções possíveis para melhorar a mobilidade por meio de uma experiência completa, eficiente e sustentável. Iniciar esta jornada com o novo player de alta velocidade ferroviária da Espanha com tantas possibilidades de crescimento no mercado, como a Iryo, deixa-nos muito felizes. Esperamos seguir de mãos dadas por muitos anos”.
Já Simoni Forini, CEO da Iryo, a aliança reforça o papel estratégico da empresa em oferecer conectividade da Espanha com a Europa e América. O executivo ainda afirma que, graças a este acordo, a empresa deu um passo a mais na mobilidade com soluções integrais que permitem ter uma experiência de transporte mais completa e sustentável. “Para a Iryo, é uma honra contar com a Air Europa como a primeira parceira em uma associação ferrovia-avião, estando cada vez mais perto de conseguir nosso objetivo, que coloca no centro a experiência do cliente, a inovação e a proteção do meio ambiente”, conclui.
Parceria entre as empresas
A parceria vai permitir que, até o final desse ano, os passageiros possam comprar passagens de avião e trem em um único bilhete através do site da Air Europa ou pelas agências autorizadas, melhorando, assim, a sua experiência. Por consequência, o acordo vai possibilitar que os viajantes possam realizar conexões em Madrid, para viajar de trem para 11 cidades na Espanha, como por exemplo Barcelona, Sevilla e Valencia.
A estratégia é considerada pelas duas empresas como um ponto importante para ajudar a minimizar os impactos que os deslocamentos em transportes podem afetar nas mudanças climáticas. Além disso, as companhias fortalecem a conectividade do hub em Madrid, oferecendo uma proposta eficiente e sustentável.
Essa primeira fase será concluída em 2025, que é quando os trens de alta velocidade chegarão diretamente ao Aeroporto de Madrid-Barajas, permitindo que o passageiro pegue o trem diretamente no terminal para continuar sua viagem.
Comentário
A parceria é interessante, principalmente porque oferece a comodidade de você desembarcar na Espanha e usar os trens de viagem para chegar a outras cidades – tudo com o mesmo bilhete. Vale lembrar, entretanto, que este tipo de acordo não é inédito no mundo da aviação. Em 2021, por exemplo, a TAP fez parceria com a AccesRail, principal fornecedora de soluções intermodais aereo-ferroviário, permitindo também a reserva de bilhetes de trem de alta velocidade em conjunto com as tarifas aéreas na Europa.
O que achou da novidade? Pensa em aproveitar?