A Air Europa iniciou uma parceria com a empresa Foundspot para ajudar passageiros na recuperação de objetos perdidos a bordo. O sistema trabalha através de algoritmos e já está disponível em vários aeroportos europeus. Saiba mais!
Tecnologia para encontrar objetos perdidos
A Air Europa, em parceria com a plataforma espanhola Foundspot, a partir de agora permite que passageiros recuperem objetos perdidos a bordo. O sistema funciona através de algoritmos de IA capazes de cruzar dados dos itens extraviados e encontrados, desde que estejam devidamente cadastrados na plataforma.
Caso o item seja encontrado, o passageiro é informado por e-mail para confirmar e prosseguir com o envio. Em seguida, o objeto será entregue no endereço fornecido, após o pagamento do serviço de frete, cujo valor dependerá do destino da entrega e tipo de serviço (padrão ou premium).
A IA já está ativa em diversos aeroportos espanhóis, incluindo Madri, Barcelona, Málaga e Valência.
Como utilizar o Foundspot
Para utilizar o serviço, primeiramente o passageiro deve se cadastrar no site da Foundspot. Assim que concluir o cadastro, será necessário registrar o item perdido, preenchendo um formulário dividido em quatro etapas. Serão solicitados dados como descrição do objeto, data e local do extravio, características específicas, informações de contato e, se possível, fotos do pertence.
Quando o objeto encontrado estiver registrado na plataforma, o sistema realizará a correspondência entre os dados do item perdido e os do item localizado. Por isso, é fundamental que o passageiro descreva o pertence com o máximo de precisão possível. Caso haja compatibilidade, o passageiro receberá um e-mail para confirmar a identificação e obter instruções de envio.
Entretanto, não é possível retirar o item pessoalmente, pois, de acordo com a Air Europa, ele fica armazenado em uma área de acesso restrito, sendo obrigatório o envio através de uma transportadora.
Comentário
Notícia positiva para os passageiros da Air Europa! O trabalho desenvolvido pela companhia e a Foundspot mostra mais um uso inteligente da tecnologia no setor aéreo, principalmente da inteligência artificial, para resolver um problema muito comum e frustrante: a perda de objetos durante a viagem. Sendo assim, esperamos que em breve mais companhias aéreas utilizem o recurso.
Você já perdeu algo em um voo ou aeroporto antes? Para saber mais sobre a tecnologia, acesse este link.