A ITA Airways deixou, oficialmente, de ser uma companhia aérea pertencente à aliança SkyTeam. Com a notícia, a parceira entre o Flying Blue, programa de fidelidade do Grupo Air France/KLM e o Volare, programa da ITA Airways, sofreu alterações. Confira!
Mudança na parceria entre Flying Blue e Volare
O Flying Blue está entrando em contato com seus associados para falar da atual regra de acúmulo de milhas em voos da ITA Airways. Confira:
Para voos operados pela ITA Airways a partir de 1º de maio de 2025, a parceria entre Flying Blue e Volare permanece inalterada, abrangendo tanto o acúmulo e o uso de milhas quanto o reconhecimento e os benefícios para associados Elite.
No entanto, o ganho de Pontos de Experiência (XP) não será mais oferecido em voos comercializados pela ITA (números de voo iniciados com “AZ”). Os passageiros continuarão ganhando XP em voos operados pela Air France e KLM (números de voo iniciados com “AF” ou “KL”).
Saída da ITA Airways da SkyTeam
Após 3 anos fazendo parte da SkyTeam, a ITA Airways deixou a aliança. Em uma publicação oficial em março deste ano, a aliança declarou: “Em nome da SkyTeam e suas companhias aéreas associadas, agradecemos à ITA Airways pelos três anos de parceria e desejamos à companhia aérea tudo de melhor para o futuro”.
Atualmente, há acordos bilaterais de passageiro frequente entre a ITA Airways e a Aerolíneas Argentinas, Aeromexico, Air Europa, Delta Air Lines, Korean Air, MEA, Saudia e Virgin Atlantic. Esses acordos podem estar sujeitos a alterações.
A aliança recomendou que, caso haja dúvidas, cada cliente consulte as companhias aéreas que irão voar com perguntas relacionadas aos acordos bilaterais, benefícios SkyTeam Elite e Elite Plus, serviços SkyPriority, acesso ao lounge e acúmulo e resgate de milhas de fidelidade para viagens futuras envolvendo a companhia italiana.
Quais são os membros da SkyTeam?
Com o desfalque, a aliança se manterá com as seguintes companhias membro: Aerolíneas Argentinas, Aeromexico, Air Europa, Air France, China Airlines, China Eastern, Delta, Garuda Indonesia, Kenya Airways, KLM, Korean Air, Middle East Airlines, Saudia, Scandinavian Airlines, TAROM, Vietnam Airlines, Virgin Atlantic e Xiamen Airlines.
Comentário
Assim sendo, vale ficar atento às mudanças que entraram em vigor sobre a parceira entre o Flying Blue, da Air France e KLM, e o Volare, programa de fidelidade da ITA Airways.
Vale lembrar que a companhia italiana já anunciou que posteriormente passará a fazer parte da Star Alliance.
Para saber mais sobre a ITA, acesse o site oficial.