O Grupo Air France-KLM anunciou a expansão das operações entre o Brasil e a Europa nos meses de setembro e outubro. Atualmente com 19 voos por semana, a empresa pretende expandir suas rotas ligando o país ao continente europeu. Além disso, o Grupo anunciou a expansão das operações para outros países da América do Sul. A KLM vai operar pela 1ª na história (e excepcionalmente durante o mês de agosto) a rota Santiago-Amsterdã de maneira direta (será a mais longa de toda a malha aérea da companhia).
Novas operações no Brasil
As companhias combinarão 26 voos por semana ligando o país com o continente europeu, o que representa 59% do que o Grupo costumava voar semanalmente para o Brasil antes da crise da COVID-19. Entre 7 de setembro e 25 de outubro, as companhias evoluirão constantemente de operação para a Europa.
A KLM seguirá com operação diária em São Paulo (GRU) e quatro vezes por semana ao Rio de Janeiro (GIG) durante o período. Já a Air France começa voando cinco vezes por semana para São Paulo (GRU) e quatro vezes por semana para o Rio de Janeiro (GIG), e então evolui para um voo diário em São Paulo (GRU) e cinco vezes por semana para o Rio de Janeiro (GIG).
A companhia aérea francesa planeja o primeiro voo de Fortaleza para Paris para 11 de outubro, retorno da operação Paris-Fortaleza de 10 de outubro, e então seguirá com operação três vezes por semana – quartas, sextas e domingos. A KLM ainda estuda a retomada.
Operações para outros países da América do Sul
Além do Brasil, o Grupo está aumentando suas operações para Chile e Argentina. Após o fechamento parcial das fronteiras em meados de março, o Grupo Air France-KLM realizou diversos voos de repatriação de cidadãos de e para a Argentina e o Chile, e então passou a operar novamente com regularidade em julho em ambos países.
Os argentinos têm um voo semanal por companhia até 30 de agosto, a partir de então receberão cinco frequências por semana da KLM e outras três da Air France até 25 de outubro. Os chilenos passaram a receber a Air France uma vez por semana desde 6 de julho e terão a KLM duas vezes por semana em agosto.
Pela primeira vez na história da aérea holandesa, e excepcionalmente durante o mês de agosto, a KLM voará diretamente entre Santiago e Amsterdã. A duração da viagem, de 14 horas e 55 minutos, será também a mais longa de toda a malha aérea da companhia. De 31 de agosto até 25 de outubro, as companhias voarão oito vezes por semana entre o Chile e a Europa (cinco de KLM e três de Air France).
Fronteiras voltando a abrir
Ao passo que as fronteiras internacionais voltam a se abrir, é provável que a programação de voo mude e permaneça sujeito à obtenção da autorização governamental necessária. A Air France e a KLM levarão em consideração as medidas atuais de saúde e higiene nos países ou destinos atendidos para garantir a seus passageiros o mais alto nível de segurança sanitária.
Antes de viajar, as companhias recomendam que seus clientes entrem em contato com as autoridades relevantes para verificar os requisitos de entrada e viagem para seus países de destino e trânsito, que podem ter sido alterados devido à epidemia de COVID-19. Ainda reforçam que máscaras cirúrgicas são obrigatórias em todos os seus voos. Seguem também as verificações de temperatura corporal realizadas na partida de determinados voos da Air France de e para destinos internacionais.
Sobre a preocupação sanitária do Grupo, foi informado que as operações diárias de limpeza de aeronaves foram intensificadas e um procedimento específico para a desinfecção regular de cabines com um spray virucida aprovado foi introduzido.