A Etihad anunciou recentemente o fim da sua parceria com o grupo Air France – KLM. Confira nesta matéria as mudanças que irão acontecer por conta da conclusão deste acordo.
Etihad e Air France – KLM encerram a sua parceria
Após mais de 10 anos de parceria, a Etihad comunicou ao seus passageiros que, a partir do dia 15 de abril, a companhia e o grupo Air France – KLM não irão mais possuir um acordo de codeshare, nem mesmo um de interline. Em nota, a companhia traz mais algumas informações importantes sobre este término, mas não informa um motivo específico para o encerramento da aliança.
A Etihad afirma que os voos que foram emitidos recentemente devem ser confirmados até o dia 14 de abril, para que não sofram nenhum tipo de alteração ou cancelamento. Além disso, a companhia também afirma que quaisquer reservas realizadas anteriormente e que já estejam confirmadas não irão sofrer nenhuma alteração.
Por fim,também foi confirmado que, apesar das mudanças no acordo de codeshare, não haverá mudanças na parceria entre os programas de fidelidade das companhias.
Linha do tempo da parceria
A primeira aliança entre as companhias aconteceu em meados de 2012, quando a parceria era limitada a um acordo interline. Quase 10 anos depois, em 2023, houve uma grande expansão com a criação de um acordo formal de codeshare.
Com essa medida, as empresas anunciaram mais de 40 novas rotas que abrangiam destinos em toda a Europa, Médio Oriente, Ásia-Pacífico e a Austrália. Além disso, foi com este acordo que os programas Flying Blue e Etihad Guest permitiam com que passageiros acumulassem milhas e resgatassem passagens com os voos da Air France, da KLM e da Etihad. É interessante pontuar que os passageiros também contavam com acessos recíprocos às salas VIP e assistência em escala, além de outras iniciativas.
No entanto, com a notícia dada recentemente, a aliança está chegando ao seu fim no dia 15 de abril de 2025.
Comentário
Notícia triste para os passageiros de todas as companhias envolvidas! Após mais de 10 anos de parceria, a Etihad e o Grupo Air France – KLM estão encerrando o seu acordo de codeshare e até mesmo o seu acordo interline, mudança que com certeza irá afetar diversos passageiros. Vale ressaltar que não foi informado um motivo específico para o término da aliança.
O que você achou da mudança? Conta pra gente aqui nos comentários!