A Air India, juntamente com a Boeing, anunciou nesta semana que selecionou até 290 aeronaves para aumentar a frota da companhia como estratégia de crescimento sustentável. O acordo entre a Boeing e a Air India inclui opções para 190 Boeing 737 MAX, 20 Dreamliners e 10 aviões de família 777X.
Pedido à Boeing
A companhia aérea indiana vai adquirir 190 aeronaves 737 MAX, incluindo os modelos 737-8 e 737-10, com opções para mais 50 aeronaves, que serão usadas na rede doméstica e internacional da operadora. Além disso, para expandir suas rotas internacionais, a Air India também fechou pedido de 20 aeronaves 787-9 Dreamliner com opção de compra de mais 20 aeronaves e se tornou a mais nova cliente de aeronaves de família 777X, com o pedido dos 10 jatos.
Campbell Wilson, CEO e MD da Air India, afirma que esta aquisição de quase 300 jatos altamente avançados da Boeing é um elemento central da Vihaan.AI, a estratégia abrangente de transformação e crescimento que busca, na Air India. Ele ainda afirma:“esses novos aviões nos permitirão expandir drasticamente nossa rede, tanto nacional quanto internacionalmente, e virão com um produto a bordo completamente novo e de classe mundial, permitindo que os passageiros viajem com os mais altos níveis de conforto e segurança. Com este pedido, estamos encantado em levar nosso longo relacionamento com a Boeing a um novo nível.”
Quando finalizado, este será o maior pedido da Boeing no sul da Ásia e um marco histórico na parceria de quase 90 anos da fabricante americana com a transportadora.
Compromisso sustentável
Juntamente com um conjunto abrangente de serviços de aviação, a Air India está avançando em sua estratégia de frota para abordar de forma sustentável o mercado de rápido crescimento do sul da Ásia para viagens aéreas domésticas e internacionais. O 737 MAX, por exemplo, fornecerá flexibilidade em toda a rede doméstica e internacional da Air India, reduzindo o uso de combustível e as emissões em 20% em comparação com os aviões que substitui.
A companhia aérea, que já possui o 787-8 em sua frota, será beneficiada ainda mais em eficiência e flexibilidade com o 787-9. Isso porque ele fornecerá maior capacidade, maior alcance e 25% mais eficiência de combustível em comparação com os jatos da geração anterior.
O carro-chefe 777-9X – o maior e mais eficiente jato bimotor do mundo – será o maior avião da frota da Air India, permitindo transportar passageiros sem escalas e com maior conforto para praticamente qualquer destino de longa distância.
A Air India também contratou a Boeing Global Services para serviços de suporte ao ciclo de vida, incluindo soluções digitais, peças de reposição e programas de troca de trens de pouso, treinamento de pilotos e técnicos de manutenção, modificações de aeronaves e outros serviços.
Será que, com a chegada dos aviões de longa distância, veremos a Air India pousando no Brasil?