fbpx

Airbnb proíbe alguns jovens menores de 25 anos de alugarem propriedades inteiras para acabar com as festas irregulares

Notícias

Por Gabriel Marinho

Companheiros viajantes, a casa caiu. Bom, não “caiu” literalmente, só está mais restrita. Ontem (14) o Airbnb anunciou uma nova regra para reprimir o comportamento inadequado e reduzir as festas não autorizadas. Com isso, a plataforma proíbe jovens dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França e Espanha com menos de 25 anos e que não tenham recebido avaliações positivas, de alugar uma propriedade inteira.

airbnb proíbe festa


Festas não autorizadas

Já faz um tempo que o Airbnb tem tido problemas com jovens que alugam propriedades e fazem festas não autorizadas, causando prejuízos aos proprietários e à comunidade.

No ano passado, o Airbnb baniu todas as festas e eventos não autorizados nas listagens do site globalmente e, desde então, desativou temporariamente o filtro de pesquisa “amigável para eventos” da plataforma.

Mais recentemente, a empresa abriu uma ação legal contra um hóspede por quebrar suas regras sobre festas não autorizadas depois que três pessoas foram baleadas em uma casa na Califórnia no último fim de semana.


Novas restrições

Com o intuito de mitigar o problema, a empresa resolveu cortá-lo pela raiz. Agora o Airbnb implementou uma nova medida que proíbe alguns jovens com menos de 25 anos de alugar uma propriedade inteira pela sua plataforma.

A medida já valia para o Canadá e EUA e agora também se aplica a usuários do Reino Unido, França e Espanha.


Como vai funcionar?

As novas regras funcionam da seguinte maneira:

  • Os hóspedes com menos de 25 anos e com menos de três reviews positivos não podem reservar propriedades inteiras próximas de onde moram. Esses hóspedes ainda podem reservar qualquer tipo de anúncio fora de sua área local.
  • Todos os hóspedes com menos de 25 anos podem reservar quartos privados e quartos de hotel através do Airbnb, independentemente de onde estiverem.
  • Os hóspedes jovens com pelo menos três críticas positivas e nenhuma crítica negativa no Airbnb ou com planos de aluguel de longo prazo não estão sujeitos a esta restrição. Dessa maneira, podem continuar a reservar listagens de casa inteiras em sua área local.

Em resumo, a política só proíbe jovens com menos de 25 anos sem reviews positivos, que estejam alugando uma propriedade no Airbnb próximo ao local de onde moram.


Ameaça à saúde pública

Bem como para cumprir medidas da plataforma, as novas restrições também tem o viés sanitário. Em resposta à COVID-19, o Airbnb fortaleceu suas políticas para proibir reuniões que violem medidas de saúde pública, além de reforçar seu protocolo de higienização.

Segundo a Vice, desde que as restrições de lockdown no Reino Unido foram anunciadas em março, várias festas ilegais aconteceram nas propriedades do Airbnb.

Além disso, a empresa também enfrentou dificuldades devido à queda do turismo durante a pandemia. Isso deixou muitas propriedades que eram alugadas nas férias vazias, o que aumentou a oferta de imóveis na plataforma.

Por fim, à medida que novos casos começam a se espalhar pela Europa, alguns acusam os jovens de não seguirem as diretrizes de saúde pública. No mês passado, a Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou que um aumento de casos de coronavírus em jovens pode causar novos surtos em todo o mundo.


É muito triste que alguma pessoas não cumpram com as diretrizes da plataforma e que isso acabe tendo um impacto na comunidade como um todo.

O que você acha desse tipo de medida?

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.