fbpx

Airbus passa a fazer parte de coalizão para o desenvolvimento de energias sustentáveis

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

A Airbus, a Bureau Veritas e a PSA International ingressaram na Coalition for the Energy of the Future, grupo lançado em 2019 que busca acelerar o desenvolvimento de energias e tecnologias futuras com foco em novos modelos de mobilidade sustentáveis para reduzir o impacto do transporte e da logística nas mudanças climáticas.

Airbus energias sustentáveis


Objetivos da coalizão

Lançada no final de 2019 durante a Conferência Francesa de Economia Marítima (Assises de l’Economie de la Mer), e apoiada pelo Presidente francês Emmanuel Macron, a CEF, para alcançar bons resultados até 2030, tem três objetivos principais:

  • Desbloquear um portfólio mais amplo de fontes de energia limpa;
  • Diminuir o consumo de energia por quilômetro equivalente de mobilidade de mercadorias;
  • Reduzir a proporção de emissões vinculadas a transporte e logística.

Desenvolvimento das primeiras medidas 

O ano de 2021 será um ano de estruturação para a aliança e seus grupos de trabalho intersetoriais, com sete projetos a serem desenvolvidos. Veja abaixo cada um deles:

  1. Hidrogênio ecológico: Tem como objetivo experimentar, pela primeira vez na Europa, trajeto com caminhões de longa distância utilizando combustível movido a hidrogênio, sendo essa uma energia limpa, e ofertar uma consolidada rede para o transporte de mercadorias nas estradas europeias até o final do primeiro semestre, a fim de acelerar a disponibilidade de hidrogênio.
  2. Biocombustível: Ofertar e testar o primeiro biocombustível dedicado às necessidades marítimas, para aumentar seu uso ao longo do fornecimento de abastecimento e desenvolver o uso de biocombustíveis de 3ª geração.
  3. Gás natural liquefeito de carbono neutro (LNG): traçar um caminho para o LNG em direção à neutralidade de carbono, destacando as principais questões a serem abordadas para atingir o objetivo.
  4. Eletricidade ecológica: identificar e converter, ao longo do fornecimento do abastecimento global, os elementos-chave (depósitos, terminais e armazéns) em entidades ecológicas autossustentáveis ​​para acelerar a conversão elétrica no fornecimento de transporte.
  5. Veículos de emissão zero para transporte rodoviário, aéreo e marítimo: compartilhar até o final do primeiro trimestre de 2021 uma visão comum e um roteiro para desenvolver projetos de P&D, inovadores em torno de novas energias, como hidrogênio ou amônia.
  6. Eco calculadora digital: desenvolvimento de uma eco calculadora digital que certifica o impacto do CO2 em qualquer rota de transporte, bem como propostas alternativas de baixa emissão.
  7. Hubs ecológicos intermodais: propor um plano de negócios para transformar portos em novos hubs multimodais ecológicos, usando rotas de menor impacto e com energia mais limpa até o final de 2021.

As 14 empresas que fazem parte da aliança continuarão trabalhando juntas nos próximos meses para desenvolver novos projetos concretos que vão cada vez mais longe na luta contra as mudanças climáticas.


Airbus, Bureau Veritas e PSA International 

2021 também marca a entrada na coalizão de três empresas globais reconhecidas mundialmente por seu envolvimento no surgimento de inovações tecnológicas:

  • Airbus, referência internacional no setor aeroespacial e pioneira na aviação sustentável;
  • Bureau Veritas, líder mundial em testes, inspeção e certificação;
  • PSA International, um grupo portuário de liderança global e aliado comercial.

Elas se juntam à AWS, Carrefour, CMA CGM Group, Cluster Maritime Français, Crédit Agricole CIB, ENGIE, Faurecia, Michelin, Schneider Electric, Total e Wärtsilä.

Juntas, elas trarão recursos e soluções adicionais para enfrentar o desafio do transporte sustentável e da logística para planos futuros.


Palavras dos executivos das empresas

“A Airbus tem um papel importante a desempenhar na ambição pela aviação sustentável , diz Jean-Brice Dumont, vice-presidente executivo de engenharia da Airbus. “Estamos convencidos dos benefícios que as iniciativas conjuntas podem trazer a busca de soluções inovadoras para reduzir as emissões de C02 de nossa indústria – porque sabemos que este desafio exige um esforço coletivo. Acreditamos que esta coalizão irá promover o desenvolvimento de projetos criativos com resultados efetivos que será pioneiro em novos modelos de mobilidade em todo o setor ”. 

De acordo com Matthieu de Tugny, presidente do Bureau Veritas Marine and Offshore, “Projetos inovadores e programas de desenvolvimento conjunto serão certamente vitais para garantir que estejamos prontos para o futuro. As diferentes partes interessadas e a experiência desta aliança certamente trazem poder real em todo o setor de transporte e fornecimento do abastecimento para desenvolver as soluções inovadoras de que precisamos. É uma abordagem coletiva e todos os nossos esforços, definitivamente, precisam estar conectados para sustentar novos modelos de transporte ecológicos.”

TAN Chong Meng, CEO da PSA International , declara: “A PSA tem orgulho de fazer parte da coalizão, o que está alinhado com nossa missão de possibilitar escolhas de logística mais ecológicas para todos, trabalhando com parceiros com ideais semelhantes. Estamos entusiasmados em apoiar o desenvolvimento de energias e tecnologias futuras e em fazer nossa parte para criar coletivamente um futuro mais sustentável para o transporte e o comércio”.


Com esses membros adicionais, a coalizão informa que continua a reunir os principais líderes da indústria de diferentes setores e persegue sua ambição de acelerar o desenvolvimento de energias e tecnologias, sustentando novos modelos de descarbonização para alcançar objetivos estipulados para a melhoria nos transportes e nas logísticas.

Hotéis com Desconto + Selos
Hotéis com Desconto + Selos
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 30 de abril de 2022!
Hotéis com Desconto
Hotéis com Desconto
10% de desconto em estadias até 30 de abril de 2022!
Seguro Viagem com Desconto
Seguro Viagem com Desconto
75% de desconto no seu Seguro Viagem!
Viagem com Desconto
Viagem com Desconto
20% de desconto em passagens, hotéis, carros e pacotes!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Compras com Desconto
Compras com Desconto
5% de desconto em itens vendidos e entregues pelo Magalu!
Ver todos os cupons

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

10 anos! O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.