fbpx

Airbus se junta à ITA Airways para desenvolver a Mobilidade Aérea Urbana na Itália

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

A Airbus e a companhia aérea italiana, ITA Airways, assinaram um Memorando de Entendimento para colaborar no desenvolvimento da Mobilidade Aérea Urbana (UAM) na Itália. As duas empresas explorarão a criação de serviços UAM personalizados, identificando casos de uso estratégicos para soluções de mobilidade sem emissões.

ITA Airways Airbus eVTOL

O acordo prevê uma abordagem conjunta para as partes interessadas da mobilidade local, a fim de integrar parceiros para o lançamento seguro e sustentável de operações com a aeronave elétrica de decolagem e aterrissagem vertical (eVTOL) CityAirbus NextGen, atualmente em desenvolvimento. As partes também concordam em identificar casos-piloto com o objetivo de garantir a aceitação pública da UAM, demonstrando o valor agregado que ela pode trazer para as comunidades.

“A parceria entre a ITA Airways e a Airbus começou com a evolução para aeronaves comerciais mais modernas, confortáveis ​​e ecologicamente corretas, equipadas com tecnologias de ponta”, disse Alfredo Altavilla, presidente da ITA Airways. “Com este acordo, nossa parceria se expande para o segmento de mobilidade aérea urbana para uma oferta mais ampla, centrada no cliente, inovadora e sustentável para nossos clientes”, finalizou.


Sobre o CityAirbus NextGen

O CityAirbus NextGen é um veículo totalmente elétrico equipado com asas fixas, cauda em forma de V e oito hélices elétricas como parte de seu sistema de propulsão distribuído de design exclusivo. Ele foi projetado para transportar até quatro passageiros – incluindo um piloto – em voos de emissão zero para múltiplas aplicações.  O protótipo está sendo desenvolvido para voar com alcance operacional de 80 km e atingir uma velocidade de cruzeiro de 120 km/h.


Desde 2014, a Airbus vem explorando como a propulsão elétrica pode ajudar a impulsionar o desenvolvimento de novos tipos de veículos aéreos. Em setembro de 2021, a empresa apresentou seu protótipo eVTOL totalmente elétrico. A Airbus está desenvolvendo uma solução UAM com eVTOLs não apenas para oferecer um novo serviço de mobilidade, mas também como um passo importante em sua busca pela redução de emissões na aviação em toda a sua linha de produtos.

Vale lembrar que, além da Airbus, a Embraer também é outra fabricante de aeronaves que está comprometida no desenvolvimento da Mobilidade Aérea Urbana. Através do segmento EVE, a empresa busca implementar o eVTOL aqui no Brasil e na América Latina, mas também na Ásia, entre outras regiões do globo.

O que você achou da novidade?

Seguro Viagem
Seguro Viagem
8 pontos Livelo por real gasto + 70% de desconto!
Confraria Grand Cru
Confraria Grand Cru
Ganhe 3 meses grátis e R$150 de crédito por indicação!
Cartão Azul Itaucard
Cartão Azul Itaucard
Ganhe até 65 mil pontos bônus!
Conta Americana
Conta Americana
Ganhe US$10 e spread zero na 1ª remessa na Conta Americana da Nomad!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.