Na semana passada tivemos uma ótima notícia de que a Alemanha iria facilitar a entrada de turistas vindos do Brasil, permitindo a entrada de passageiros não-vacinados ou que foram imunizados com uma das vacinas que a Alemanha não reconhece – como a Coronavac, apresentando apenas um teste PCR negativo para COVID-19. A decisão durou pouco tempo, já que com menos de 1 semana o país mudou as regras e esses passageiros não poderão mais entrar no país, ou seja, a entrada volta a estar restrita a apenas passageiros imunizados com uma das vacinas aprovadas pela Alemanha.
Regras de entrada de viajantes vindos do Brasil
Confira abaixo as novas as regras de entradas divulgadas pela Embaixada da Alemanha no Brasil:
A entrada na Alemanha sem restrições é possível, desde que o viajante tenha um certificado de vacinação de uma vacina reconhecida na Alemanha. A última vacinação deve ter ocorrido há pelo menos 14 dias. Para a entrada deve ser apresentado um certificado digital COVID da UE ou uma comprovante de vacinação comparável, digital ou em papel, em idioma alemão, inglês, francês, italiano ou espanhol. Nele devem constar obrigatoriamente:
- Os dados pessoais da pessoa vacinada (sobrenome, nome e data de nascimento);
- Data da vacinação e número de doses aplicadas;
- Nome da vacina aplicada;
- Nome da doença alvo da vacina;
- Indicadores da pessoa ou instituição responsável pela realização da vacinação ou pela emissão do certificado, por exemplo, um símbolo oficial ou o nome do emissor.
Uma lista de vacinas reconhecidas pode ser encontrada no site do Paul Ehrlich Instituts (PEI).
As seguintes vacinas são reconhecidas:
- COMIRNATY (Pfizer/BioNTec)
- COVID-19 Vaccine Janssen (Johnson & Johnson, Janssen COVID-19 Vaccine / Vacina covid-19 (recombinante))
- Spikevax (Moderna)
- Vaxzevria (Covid-19 Vaccine AstraZeneca/Vaxzevria; Covishield)
A proteção total da vacina se dá 14 dias após a aplicação do esquema completo de vacinação.
Informações sobre a quantidade necessária de doses podem ser encontradas na internet por meio do link.
Note que a vacina “Coronavac” ainda não é reconhecida na Alemanha.
Entrada apresentando teste negativo para COVID-19
Com a mudança, a entrada apresentando teste negativo para COVID-19, para quem ainda não está vacinado ou recebeu uma vacina não aprovada pela Alemanha, está restrita apenas a quem se encaixa no grupo “Exceções às restrições de entrada”, que são:
- cidadãos alemães e os seus familiares do chamado “núcleo familiar ” (cônjuge, filhos menores não casados, pais de filhos menores)
- cidadãos da UE e cidadãos do Liechtenstein, Suíça, Noruega e Islândia e seus familiares do chamado “núcleo familiar” (cônjuge, filhos menores não casados, pais de filhos menores)
- nacionais de países terceiros com um direito de residência de longa duração em um Estado da UE ou de Schengen e membros da sua família do chamado “núcleo familiar”
- pessoas totalmente vacinadas, cuja vacinação preenche os requisitos necessários
- pessoas que têm um motivo importante para viajar, em específico:
– com uma razão imprescindível para a entrada
– determinados viajantes de negócios, visitantes ou expositores de feiras, participantes de congresso
– parceiros não casados em determinados casos.
Comentário
A facilidade na entrada no país durou pouco tempo. Com a nova medida, que impacta diretamente quem ainda não se vacinou ou está imunizado com uma das vacinas que a Alemanha não reconhece – como a Coronavac, o país volta a restringir a entrada de muitos passageiros vindos do Brasil.
Alguém estava planejando ir para Alemanha e vai ser impactado? Para conferir todos os detalhes e regras de entrada clique aqui.