Aluguel de Carro ou Aplicativo: qual a melhor opção para a Disney e Orlando?

Disney e parques temáticos Diversos

Por Bernardo Paldes

Continuando a série de posts sobre a Disney e Orlando, vamos apresentar quais as opções de transporte para que você possa escolher de acordo com o seu perfil. Afinal, escolher a maneira certa pode significar economia de tempo e também de dinheiro. Confira agora as diferentes opções com seus pontos positivos e negativos, além de algumas dicas essenciais!

minnievan aplicativo transporte

pular para…


Locomoção em Orlando

Com cerca de 300 km2 de área total, Orlando é um lugar como muitos outros dos Estados Unidos, que não possuem grande gama de opções de transporte público, com exceção de algumas linhas de ônibus. Então, caso você esteja planejando ir à Disney e visitar os parques temáticos, além da cidade, é bom que já fique bem claro: a melhor maneira de se locomover é de carro!

Todavia, ainda que a melhor forma de locomoção em Orlando seja o automóvel, isso não quer dizer que a única solução seja dirigir, pois existem algumas alternativas considerando o carro como transporte principal. Conheça os detalhes de cada opção, pensando sempre na comodidade, custo e cuidados gerais.


Aluguel de Carro

Acredite: alugar carro é a melhor maneira de se locomover em Orlando. Além de proporcionar mobilidade, existe a comodidade de ir e vir quando quiser, sem grandes preocupações.

O aluguel de carro é permitido para qualquer pessoa a partir de 18 anos, sendo comum a cobrança de um valor adicional para quem tem até 25 anos. O processo de locação pode ser feito no site da sua preferência, seja direto com a locadora, usando um agregador de serviços ou ainda serviços alternativos como o Turo, que falaremos adiante.

Caso esteja pensando nesta possibilidade, saiba que brasileiros podem dirigir na Flórida (e nos EUA) desde que estejam com o seu passaporte e com a CNH em dia. Mas atenção! É extremamente necessário estar em mãos com o documento físico, pois é possível que a versão digital não seja aceita.


Turo

Criado em 2010, mas com um boom no seu uso nos últimos 3 anos, o Turo é uma plataforma que permite o aluguel de carro próprio. A empresa, é claro, fica com uma porcentagem da locação, sendo que o proprietário do automóvel faz toda a logística envolvida, assim como define o valor da diária.

Por conta do modelo de negócios, é comum encontrar preços mais baratos do que as locadoras mais tradicionais e até modelos de carro que você não encontraria normalmente. Além disso, vai dirigir exatamente o carro que escolher, sem surpresas, e pode ser beneficiado por serviços extras oferecidos pelos proprietários, como é o caso de assentos para crianças. 

O ponto negativo é que a necessidade de ir ao encontro da pessoa para pegar o carro ou pagar uma taxa extra para que venha até você. Os aeroportos, de um modo geral, têm dificultado este modelo de negócios – por isso, caso não se espante se for acrescentado até U$ 100 no valor do seu aluguel.

Se não tem problema em dirigir o carro dos outros e quer economizar, este pode ser a opção ideal para você. Todavia, um alerta muito importante: faça o seguro do aplicativo, já que os oferecidos pelos cartões de crédito não reconhecem o Turo para seguro de veículos.


Locadoras Tradicionais

Atualmente, o Aeroporto de Orlando possui 10 empresas que operam no local, o que significa que elas possuem localização privilegiada e, por consequência, o seu veículo alugado carro estará a uma curta caminhada de distância. Além destas empresas, há ainda outras 34 com escritórios próximos e que podem ter valores melhores, uma vez que não pagam as taxas do aeroporto.

Qual escolher? Se prefere comodidade, procure uma das empresas que estão dentro do aeroporto, como Hertz, Avis ou Sixt. Lembrem-se de que é possível conseguir status em várias empresas de maneira gratuita caso tenha o Cartão American Express Platinum do Bradesco ou Santander, como já falamos aqui no PP.

Independente da sua escolha e da locadora, alguns detalhes são muito importantes:

  • A Azul e a Gol agora estão usando o novo terminal de Orlando, e a oferta de locadoras ainda é reduzida, então dependendo da sua escolha, considere que vai ser necessário entre 30min e 40min até chegar no local da retirada.
  • Verifique se o seu hotel possui estacionamento gratuito ou pago. As taxas custam a partir de U$ 15 por noite;
  • Todos os parques agora cobram pelo estacionamento e as taxas custam a partir de U$ 25 por dia para o estacionamento “normal” e a partir de U$ 45 para vagas preferenciais. Caso você esteja em um hotel Disney, como falamos aqui, a notícia boa é que o estacionamento não está mais sendo cobrado;
  • Na Universal, o estacionamento depois das 18h é gratuito, mas, caso você tenha alugado o seu carro com a Avis ou a Budget, solicite o seu cupom de upgrade ou desconto, dependendo da época de viagem; e
  • O estacionamento na maioria dos Shoppings é gratuito, exceto por vagas preferenciais.

Não esqueça que você pode também aproveitar as promoções de aluguel de carros e ganhar pontos extras pela sua reserva, como é este caso aqui.


A dica de ouro: AutoSlash!

Caso você escolha uma das locadoras tradicionais, sempre dê preferência a uma reserva com pagamento posterior, mas, se isso não for possível, escolha uma reserva 100% reembolsável. Além de flexibilidade com qualquer imprevisto, você ainda vai poder usar o serviço do AutoSlash.

Para quem não o conhece, o AutoSlash funciona da seguinte maneira: depois de fazer sua reserva, você vai até o site e realiza o seu cadastro, preenchendo o seu código de reserva, locadora escolhida e seus dados de contato. O site vai então, com base na sua reserva, monitorar o preço dos aluguéis, para o mesmo período, tipo de carro e local. Caso encontre algo mais barato, você receberá um email avisando. 

Você poderá então optar por cancelar a sua reserva e fazer uma outra mais barata. Mas atenção: simule primeiro a sua nova reserva no site sugerido, verifique se o valor é realmente o mesmo apresentado e se todas as taxas e seguros estão inclusos. Apenas depois de fazer a nova reserva e receber a confirmação, você deve cancelar sua reserva atual.


Economize nos pedágios: Visitor Toll Pass

Orlando é uma cidade cortada por algumas rodovias e, quando você menos espera, de repente existe um pedágio. Nesse caso, você tem duas opções: pagar com dinheiro, desde que normalmente sejam moedas, ou usar a Tag já incluída pela locadora no seu carro, o que é mais rápido e conveniente, mas custa muito mais caro. 

Normalmente pelo uso da “conveniência”, as locadoras vão te cobrar a taxa do pedágio e mais uma taxa extra que pode chegar a U$ 10 por dia de locação ou por uso da tag. Mas você pode evitar isso se usar o Visitor Toll Pass!

Funciona assim: baixe o aplicativo no seu celular, insira os seus dados, incluindo quando vai chegar e quando retorna. No dia da sua chegada, você se dirige à máquina, localizada no primeiro andar do aeroporto, e retira a sua Tag, pendurando no retrovisor do seu carro. Mas atenção: só vale para as empresas que operam dentro do aeroporto e você precisa desativar a Tag que vem no seu carro ou então pedir na locação para o serviço não ser ativado.

A vantagem é que será cobrada a taxa do pedágio sem nenhuma taxa adicional. Caso se esqueça de devolver a Tag, deverá arcar com U$ 10 de taxa.


Aplicativos de mobilidade

E os aplicativos de mobilidade? Se você chegou até aqui, muito provavelmente deve estar se perguntando sobre esta opção e se ela é mais em conta em relação ao alugar do carro. A resposta, todavia, vai depender de alguns fatores: a localização do seu hotel, a sua programação de viagem e das suas prioridades.

Um exemplo: caso esteja hospedado em um hotel da Disney e as suas prioridades sejam os parques da empresa, com uma visita ocasional a Universal ou ao Shopping, é possível que você economize com o uso dos aplicativos. Isso porque o uso do carro fica limitado para apenas alguns dias, já que terá transporte do hotel para os parques da Disney sem custo adicional.

Por outro lado, se você optar por ficar em hotel fora da propriedade, tiver uma programação mais flexível e, especialmente, estiver viajando com pessoas de mobilidade reduzida ou crianças, alugar um veículo provavelmente será a melhor opção. Afinal, ter o próprio carro lhe trará mais comodidade, além de possivelmente ser mais barato.

A nossa sugestão é, antes de decidir qual será o seu meio de transporte, definir o seu roteiro de viagem para entender melhor em que momentos o carro será necessário, avaliando se será melhor ter sempre à disposição ou contar com o uso do aplicativo. Nessa análise, leve em consideração o tempo de espera das chamadas e, especialmente no fechamento dos parques, da alta demanda por carros de aplicativos, o que pode causar uma espera maior ou até indisponibilidade.

Por fim, não se esqueça de que, caso você decida usar o Uber, um novo cadastro usando um número de telefone americano vai lhe permitir ganhar pontos na rede Marriott para cada U$ 1 gasto. Já se sua opção for o Lyft, outro aplicativo de mobilidade comum no exterior, você tem a opção de ganhar pontos Delta ou Hilton e ainda escolher um meio de transporte exclusivo nos parques Disney.


Minnie Van – O Transporte Exclusivo da Disney

Criado em 2017, o Minnie Van é um serviço de transporte exclusivo da Disney e está disponível como uma categoria extra de transporte dentro do aplicativo Lyft. As principais diferenças em relação a outras categorias são: 

  • A opção está disponível apenas quando está no Walt Disney World. Isso inclui a área dos parques, dos seus hotéis adjacentes e também do Disney Springs e Wide World of Sports;
  • Apesar de custar um pouco mais caro, o serviço tem como diferencial o fato de todos os motoristas serem funcionários e funcionárias da Disney. Ou seja, todos conhecem muito bem a região e seus detalhes, estando aptos a compartilharem dicas e informações sobre os parques e atrações; e
  • Todos os carros cabem até 6 pessoas e você sempre tem à disposição assentos para crianças.

Disponível todos os dias das 06h00 ao 12h30, não deixe de experimentar essa opção para algo ainda mais exclusivo nos parques Disney.


Outras Opções

Se dirigir não é a sua opção e não se contentou com o uso de aplicativos, há, ainda, outras alternativas:

  • Para o transporte entre o aeroporto e os principais hotéis da cidade, existem duas opções de ônibus: o Mears Connect e o Sunshine Flyer. A primeira é oferecida pela mesma empresa que anteriormente fazia gratuitamente o serviço para a Disney; já a segunda é uma opção mais nova e tem como diferencia o fato dos ônibus serem decorados como se fossem trens. Os preços são a partir de U$ 16 por pessoa e costuma ter promoções em que crianças não pagam.
  • Para quem fica hospedado na região da International Drive, existe o i-Ride Trolley, que são ônibus com uma decoração diferente e que circulam diariamente com bastante frequência. É uma opção super econômica, já que custa a partir de U$ 2 por viagem ou a partir de U$ 6 por dia para viagens ilimitadas. Crianças e idosos têm preços diferenciados.
  • Por fim, se dinheiro não for um problema, é possível contratar um serviço exclusivo de transporte que vai te levar aonde for necessário. Os preços começam a partir de U$ 20 por pessoa, se for uma van compartilhada, ou U$ 100 por viagem em um carro exclusivo. Apenas cuidado com os horários, pois ter um transporte exclusivo não significa que terá motorista particular à disposição. Se você tiver um dos famosos serviços VIP da Disney, transporte será oferecido como parte da experiência.


Comentário Final

Apesar da quantidade de opções, caso seja a sua primeira viagem para Disney e Orlando, a recomendação é alugar um carro pela comodidade e conforto. Deixe para explorar maneiras alternativas depois que conhecer melhor os parques e a cidade.

Com o Google Maps ou Waze, hoje em dia fica fácil de andar pela cidade e não se perder. Tenha cuidado ao dirigir e respeite os limites de velocidade, além das regras de trânsito. A fiscalização pode estar em qualquer lugar.

Por fim, só não esqueça de escolher bem o carro considerando as malas e as “comprinhas”. Muita gente esquece desse detalhe e depois fica bastante difícil se locomover, especialmente usando os aplicativos de transporte.

Agora conte pra gente: qual é a sua melhor forma de andar em Orlando?


 confira as últimas matérias publicadas sobre a Disney e os parques temáticos:

Clube Smiles
Clube SmilesReceba até 70 mil milhas na hora + benefícios exclusivos para viajar!
Clube Livelo
Clube LiveloAssine o Clube Classic e ganhe 2.000 pontos em 10 parcelas de 200 pontos
Clube LATAM Pass
Clube LATAM PassReceba 1.000 pontos por mês + até 10% de bônus em parceiros
Seguro Viagem
Seguro ViagemAté 69% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.