A American Airlines anunciou hoje as mudanças previstas para ocorrer em 2015 no AAdvantage, seu programa de fidelidade que vai ser resultado da fusão com o Dividend Miles da US Airways.
Qualificação
A primeira é sobre os níveis elite, que permanecem os mesmos: Gold, Platinum e Executive Platinum, porém agora para obter EP baseado em segmentos, vão ser necessários 120 trechos ao invés de 100. Os segmentos para status de 2016, começarão a ser contabilizados dia 01/01/15.
Status
A segunda novidade é sobre a fusão dos programas Dividend Miles (US Airways) e suas respectivas categorias pra dentro do AAdvantage. Como o DM tem 4 categorias e o AAdvantage só 3, a equiparação de status será feita da seguinte forma:
Notem que Gold e Platinum no DM virarão Platinum na AA, passando a receber 100% de bonificação das milhas voadas.
Acúmulo e resgate
Em relação ao acumulo, a partir de 01 de Janeiro, os membros do programa US e AA acumularão 50% de milhas bônus quando voarem na classe executiva, atualmente é somente 25%.
Já tabela de resgate nada foi anunciado, então aparentemente tudo permanece como está.
Upgrades
Chairman e Executive Platinum continuam recebem 8 eVIP’s que servem para fazer upgrade em vôos internacionais/nacionais. Já para vôos exclusivamente domésticos, os upgrades serão processados requisitados e processados automaticamente pelo sistema em todos os vôos. Para os membros Gold e Platinum em vôos com menos de 500 milhas, também receberão upgrade automático sem necessidade de solicitação. Para vôos acima de 500 milhas, eles continuarão a ter que usar os certificados de upgrade de 500 milhas.
Elite voando American
Elite voando US Airways
Benefícios mútuos
A partir de Janeiro de 105, alguns benefícios já estarão disponíveis para os membros elite dos programas (Chairman e Executive Platinum). Exemplo: Chairman voando American tem drinks e snacks de graça na econômica e Executive Platinum voando US a mesma coisa.
Os passageiros elite da US (Chairman) e AA (EP) também poderão mudar de vôo no mesmo dia na AA sem custo.
Conclusão
A fusão vai ser concretizar até Março de 2015 que é quando termina o “2nd quarter de 2015”. Até lá tudo permanece como está e você continua a resgatar e acumular as milhas de forma individual nos dois programas.
Assim que a operação for concluída e os sistemas de reservas combinados em um só, o programa Dividend Miles vai desaparecer, prevalecendo assim o AAdvantage, portanto, seguindo as regras da American Airlines.
Se você tem milhas na US Airways e gosta de fazer rotas “malucas” como eu, te sugiro a começar a planejar sua viagem, pois ainda sim os agentes permitem os resgates com vários segmentos e rotas “não-permitidas”.
Fiquei feliz que a AA não anunciou aumento no resgate das passagens, menos um programa para nos preocuparmos em 2015.