A American Airlines doou seus últimos dois McDonnell Douglas MD-80 para universidades de Illinois e Oklahoma. Os aviões foram doados com o intuito de aprimorar o conhecimento dos alunos com a aviação, neste caso aviação comercial.
Em CareerTech, no Oklahoma, a aeronave será usada para treinar os alunos nas operações de manutenção, reparo e revisão (MRO), e o currículo correspondente e os materiais de treinamento serão utilizados em todos os centros de tecnologia CareerTech que fornecem treinamento aeroespacial.
“A doação da American Airlines de uma aeronave MD-80 preenche uma grande necessidade de treinamento aeroespacial em Oklahoma e é um passo positivo na preparação de uma força de trabalho altamente qualificada”, disse a Dra. Marcie Mack, diretora estadual da CareerTech. “Esta doação abre possibilidades para os alunos do Oklahoma CareerTech e eleva a experiência de treinamento prático em áreas como MRO e aviônica“.
Já na Lewis University, em Illinois, a doação MD-80 ajuda a Lewis University Aviation and Transportation a desenvolver uma nova geração de treinamento, pois fornece um pacote atualizado e amplia as oportunidades para os estudantes ganharem mais certificados da Federal Aviation Administration (FAA).
A American retirou sua frota restante de 26 aeronaves MD-80 em 4 de setembro de 2019 para Roswell. O MD-80, também conhecido como Super 80, foi o cavalo de batalha da frota da companhia aérea ao longo dos anos 80 e além.
No entanto, essas duas aeronaves permaneceram nas instalações de Manutenção Base da companhia aérea em Tulsa, Oklahoma. Essa semana elas pertiram da base para os aeroportos Will Rogers World (OKC) e o próprio da universidade de Lewis (LOT). Com isso, a companhia encerra os dois últimos voos da frota Super 80 da American. Cerimônias especiais em ambas as universidades serão realizadas no início de 2020.