A American Airlines e a Boom Supersonic anunciaram hoje (16) um acordo para compra de até 20 aeronaves Overture, com a opção de adicionar mais 40 na aquisição. A expectativa é de que o jato leve passageiros com o dobro da velocidade da aeronave comercial mais rápida da atualidade.
Sobre a Overture
A aeronave está sendo projetada para transportar de 65 a 80 passageiros, em velocidade Mach 1,7 e com um alcance de 4.250 milhas náuticas. Otimizado para velocidade, a Overture tem o objetivo de voar para mais de 600 rotas ao redor do mundo na metade do tempo dos voos atualmente. Por exemplo, ir de Miami a Londres em pouco menos de cinco horas ou de Los Angeles a Honolulu em três horas estão entre as possibilidades.
“Olhando para o futuro, as viagens supersônicas serão uma parte importante de nossa capacidade de entrega para nossos clientes”, disse Derek Kerr, diretor financeiro da American. Ainda completa: “estamos empolgados com a forma como a Boom vai transformar o futuro das viagens tanto para a empresa quanto para os clientes.”
A Overture será projetada com diversos recursos, como telas de entretenimento nos assentos, amplo espaço pessoal e tecnologia sem contato. Uma vez em operação, espera-se que ela seja a primeira grande aeronave comercial com emissão zero de carbono desde o primeiro dia, uma vez que será otimizada para funcionar com combustível de aviação 100% sustentável (SAF).
Em julho, a Boom revelou o design de produção final da Overture, que deve ser lançada em 2025 e irá realizar o transporte de seus primeiros passageiros até 2029.