fbpx

American Airlines pretende dividir parte da indenização do 737 MAX com seus funcionários

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

Após dois desastres aéreos causados por falhas em aeronaves Boeing 737 MAX, agências de aviação do mundo todo optaram por groundear todas as aeronaves da família. No entanto, a medida acabou afetando não somente a fabricante de aviões, mas também as companhias aéreas que haviam encomendado aeronaves do mesmo modelo.

Entre elas está a American Airlines, que possui 24 MAX em sua frota de aeronaves e não pode operá-los, devido a proibição. O impedimento das operações gera não somente prejuízo para a Boeing, pois não consegue vender aviões do modelo, mas também impede que companhias consigam vender passagens e utilizar os aviões para fazer voos, tendo que cancelar ou diminuir a frequência em algumas rotas.

Pensando nisso, a companhia americana está conversando com a fabricante para que seja feita uma compensação pelos aviões groundeados. A conversa está avançando e a Boeing deu duas opções à American: compensação em dinheiro ou outras formas, como ajuda com treinamento ou peças de reposição.

Desde que a American Airlines teve de cancelar seus voos com o MAX, muitos pilotos e membros da tripulação perderam seus salários. Com isso, caso haja uma compensação monetária, parte do dinheiro deve ser revertido para os funcionários da empresa, conforme disse porta-voz da companhia.

A Boeing já chegou a acordos parciais com outras empresas, como Southwest e a Turkish Airlines. Contudo, nenhum detalhe foi divulgado por nenhuma das duas companhias. A fabricante estimou que o custo eventual pode chegar a US$ 5,6 bilhões ao longo de vários anos, embora muitos analistas acreditem que esse número será muito maior.

Enquanto o MAX não recebe autorização para voar novamente, a Boeing ainda está trabalhando em atualizações de software para evitar a repetição de acidentes na Indonésia e na Etiópia que mataram 346 pessoas. Nos dois casos, um mal funcionamento do sensor acionou o sistema automatizado que empurrou o nariz do avião para baixo.

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.