American Airlines volta atrás e anuncia que manterá atuais regras para acúmulo de milhas no AAdvantage

Notícias

Por Ana Zacaron

Conforme publicamos aqui no PP, em fevereiro deste ano, a American Airlines anunciou a alteração da regra para acúmulos de milhas em voos da companhia. No entanto, em webcast desta quarta-feira (29) para a Bernstein’s 40th Annual Strategic Decisions Conference, Robert Isom, CEO da American, anunciou que a mudança não irá mais acontecer. As informações são do site The Points Guy.


Entenda a mudança

No último dia 20 de fevereiro, a American Airlines anunciou uma atualização da forma de como os clientes ganhariam milhas no AAdvantage e Loyalty Points nos voos, dependendo de onde reservarem. Inicialmente, a mudança entraria em vigor em 1º de maio, mas foi postergada para meados de junho. Com ela, o acúmulo só seria possível em voos reservados das seguintes formas:

  • Diretamente com a American ou companhias parceiras elegíveis;
  • Através do programa AAdvantage Business ou como viajante corporativo contratado; e
  • Através de agências de viagens parceiras selecionadas.

Além disso, na ocasião, a companhia também informou que passagens adquiridas na tarifa Basic Economy, só seriam elegíveis para o acúmulo de milhas quando reservadas diretamente com a American ou companhias parceiras elegíveis.


Novo posicionamento da American Airlines

Conforme falamos no início da matéria, nesta quarta-feira (29), o CEO da American Airlines, Robert Isom, participou de um webcast para a Bernstein’s 40th Annual Strategic Decisions Conference. Na ocasião, Isom declarou que a companhia está descartando tal mudança no acúmulo de milhas, que excluiria diversas plataformas de reservas, incluindo alguns portais de reservas de viagens corporativas.

Isso está descartado. Não faremos isso para não criar confusões ou interrupções para o nosso cliente final“, declarou Isom. “Precisamos trabalhar em estreita colaboração com nossas agências e parceiros para garantir que a transição que estamos fazendo não seja perturbadora para nossos clientes finais“, completou.

A mudança na estratégia ocorre menos de um dia depois que a American anunciou inesperadamente a saída do diretor comercial Vasu Raja. A American também reduziu suas perspectivas financeiras para o segundo trimestre na terça-feira, dizendo que agora espera que suas receitas caiam até 6% em comparação com o mesmo trimestre do ano passado. Anteriormente, projetava uma queda de até 3% em relação ao ano passado.


Comentário

Notícia muito relevante, não somente para os clientes da American Airlines que pretendem acumular milhas em voos, mas também para as agências e plataformas de viagem que seriam afetadas com a mudança. Na prática, isso poderia significar o fim de acúmulos de milhas e Loyalty Points em bilhetes comerciais emitidos, por exemplo, com a Smiles, ou com programas como a Esfera e a Livelo, além de plataformas estrangeiras como o Membership Rewards.

Com a decisão, as atuais regras para ganhar milhas ou pontos qualificáveis na American continuarão vigentes, o que sem dúvidas é uma boa notícia para os membros do programa da companhia.

O que achou da notícia? Com informações do site The Points Guy.

Alertas de Milhas no WhatsApp
Alertas de Milhas no WhatsApp Receba alertas de passagens de milhas no WhatsApp!
Hotéis
Hotéis Ganhe 8% de desconto em estadias até 31 de março de 2026
AwardWallet Plus
AwardWallet Plus 6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários
Canal do WhatsApp
Canal do WhatsApp Entre no nosso canal do Whatsaap e confira todas as oportunidades
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.