Dois anos depois de seu lançamento, a companhia aérea japonesa Air Japan anunciou que encerrará todas as suas operações em março de 2026. O último voo da companhia de baixo custo será realizado no dia 29 de março, partindo de Singapura com destino ao Aeroporto de Tóquio-Narita.

Encerramento das atividades da Air Japan
Em comunicado divulgado nesta última quinta-feira (30), o grupo ANA informou que a decisão faz parte de um plano de reestruturação de sua estratégia de marcas. Atualmente, a holding opera três companhias: a ANA, de serviço completo; a Peach Aviation, de baixo custo; e a Air Japan, que atua como transportadora híbrida.
Com a mudança, o grupo consolidará suas operações em duas marcas principais: ANA e Peach. Segundo a empresa, a decisão visa aumentar a lucratividade e competitividade diante das recentes mudanças no mercado aéreo internacional.
“Essa decisão visa maximizar a rentabilidade e a competitividade de todo o grupo, respondendo de forma flexível às mudanças no ambiente de negócios”, afirmou o comunicado.
Fim da Air Japan
A Air Japan é uma empresa que faz parte da ANA (All Nippon Airways), uma das maiores companhias aéreas do Japão e da Ásia-Pacífico.
Em 2023, a Air Japan foi lançada como um braço econômico da ANA (as famosas companhias low-cost), oferecendo voos curtos, operados por aeronaves Narrow-Body, para destinos na Ásia e Pacífico a preços competitivos.
Comentário
A decisão ocorre poucos meses após o anúncio de expansão da Air Japan. Em 4 de setembro, a companhia havia informado que passaria a operar voos diários entre Singapura e Tóquio a partir de 21 de novembro, após a incorporação de uma nova aeronave à frota.
A empresa explicou que o encerramento da marca Air Japan permitirá otimizar a alocação de recursos. As aeronaves e equipes da Air Japan serão incorporadas às operações da ANA, com o objetivo de expandir os voos internacionais da companhia principal.