Após a instalação da nova maçaneta nos banheiros de seus lounges no Aeroporto de Tóquio (Haneda), a ANA – All Nippon Airways – vai implementar o mesmo modelo em 21 aeronaves de sua frota. O objetivo é diminuir o possível risco de infecção pela COVID-19.
A ANA firmou parceria com a empresa JAMCO para desenvolver o projeto que permite fácil acesso aos banheiros em suas aeronaves. A porta inovadora foi desenvolvida como parte da iniciativa ANA Care Promise e ajudará a limitar os potenciais riscos para a transmissão de patógenos, incluindo o novo coronavírus. As primeiras versões das novas portas já estão disponíveis em alguns voos domésticos.
De acordo com a companhia, a novidade será instalada em onze aeronaves Boeing 787-8, duas aeronaves Boeing 787-9 e oito aeronaves Boeing 777-200. No futuro, a empresa espera introduzir o sistema em todos jatos que operam nas rotas domésticas e internacionais.
Para Shinichi Inoue, Vice-Presidente Executivo, a companhia é guiada pelos príncipios do ANA Care Promise, mantendo o investimento no desenvolvimento e implementação de novas tecnoligias que visam cuidar da saúde e segurança de todos os seus passageiros. “As novas portas são o exemplo mais recente de como colocamos esse princípio em prática enquanto buscamos maneiras de tornar a experiência de viagem mais segura e conveniente.”
Confirma abaixo o vídeo divulgado pelo canal do site Business Traveller:
Como o mecanismo da porta é diferente dos encontrados em outras aeronaves, uma sinalização foi anexada para fornecer instruções operacionais.
Vale ressaltar que mesmo com a intenção de reduzir o contato físico direto, todos os passageiros terão que utilizar o cotovelo ou o antebraço para desbloquear a porta.
Será que a medida será realmente eficaz? Se sentiria mais seguro ao voar em uma aeronave equipada com essa nova porta?