A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) anunciou a anulação da sanção administrativa que limitava a capacidade da Aerolíneas Argentinas de incorporar novas rotas e frequências para o Brasil a partir de setembro. Com a medida, a estatal argentina recupera a liberdade para planejar sua expansão no mercado brasileiro, considerado o mais estratégico para a companhia.
“Brasil é nosso principal mercado internacional, e ter a possibilidade de crescer novamente em rotas e frequências é fundamental para fortalecer a conectividade entre os dois países”, destacou a Aerolíneas Argentinas em comunicado enviado ao Aviacionline.
Irregularidades eram apenas documentais
Conforme publicado aqui no PP, em junho deste ano, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou no Diário Oficial da União a Portaria n° 17.252, que aplicava uma medida administrativa contra a Aerolíneas Argentinas, proibindo-a de abrir novas bases de operação no país e de aumentar a frequência de voos em cinco aeroportos brasileiros. A medida de caráter provisório foi motivada por não conformidades detectadas em suas fiscalizações. A agência afirmou que a companhia foi notificada, mas não corrigiu os problemas identificados.
De acordo com a companhia, as irregularidades apontadas pela ANAC estavam relacionadas a documentações apresentadas antes de 2023 e não tinham relação com a segurança operacional ou a qualidade dos serviços prestados. O levantamento da penalidade foi possível após ajustes realizados pelas equipes técnicas da empresa em menos de 60 dias.
Hoje, a Aerolíneas Argentinas opera 88 voos semanais entre Argentina e Brasil, conectando sete cidades brasileiras. A flexibilização das restrições abre espaço para que a empresa avance em novos planos de expansão, especialmente voltados à alta temporada de verão, período de maior fluxo de turistas entre os dois países.
Disputa pela liderança no mercado Brasil–Argentina
Segundo dados da Cirium compilados pelo Aviacionline, a Aerolíneas Argentinas responde por 20,4% da oferta de assentos entre os dois países. A liderança está com a GOL (29,6%), seguida por LATAM (15,4%), Flybondi (9,9%) e JetSMART (7,1%). O restante é dividido entre Azul, Turkish Airlines, British Airways, Ethiopian Airlines e Emirates.
Conheça Bariloche
Bariloche, oficialmente chamada San Carlos de Bariloche, é uma cidade localizada na região dos Andes, na Argentina. É conhecida por suas paisagens montanhosas, lagos cristalinos e uma rica gastronomia. O centro da cidade apresenta uma arquitetura de estilo alpino, com construções que lembram vilarejos da Suíça e da Áustria.
É conhecida como um destino ideal para férias em família. Não apenas pela variedade de atrações, mas por muitas delas serem direcionadas às crianças. A região é um destino popular tanto no inverno quanto no verão. Durante os meses mais frios, as pistas de esqui atraem turistas em busca de esportes de inverno, enquanto no verão, as oportunidades para caminhadas, passeios de barco e atividades ao ar livre se tornam mais evidentes.
Para continuar lendo sobre Bariloche, acesse o conteúdo completo na Travel.
Desconto em hotéis, contas globais e mais
Vai viajar? Aproveite nossos cupons de desconto para ter uma viagem mais econômica!
Comentário
A decisão da Anac em junho era importante para garantir a segurança e o cumprimento das diretrizes do setor aéreo brasileiro. Agora, com a situalização regularizada, a expectativa é de que a Aerolíneas tome as providências necessárias para retomar seus planos de expansão no Brasil.
Para ler o comunicado da Anac, na íntegra, é só clicar aqui.