ANAC suspende operações do Boeing 737 MAX 9 no Brasil

Notícias

Por Daniel Lopes

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) suspendeu as operações do Boeing 737 MAX 9 no Brasil. A decisão foi tomada após um incidente da Alaska Airlines na última sexta-feira (5).

ANAC Boeing

☞ pular para…


Incidente 

Na semana passada, um Boeing 737 MAX 9 da Alaska Airlines sofreu um incidente logo após a decolagem no Aeroporto de Portland, em Oregon, nos Estados Unidos. No ocorrido, a porta da saída de emergência se desprendeu, sendo ejetada e causando uma despressurização na aeronave, o que fez com que a tripulação realizasse um pouso de emergência no mesmo aeroporto, cerca de 20 minutos após decolagem.

Mesmo com o incidente, nenhum passageiro ou tripulante a bordo sofreram ferimentos graves. Após o caso, a companhia retirou temporariamente de operação as aeronaves do mesmo modelo para realizar inspeções de segurança.


Suspensão dos voos com o Boeing 737 MAX 9 

Depois do ocorrido, diversos órgãos de segurança suspenderam temporariamente os voos de Boeing 737 MAX 9 em seu território. No Brasil, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) também suspendeu as operações no espaço aéreo brasileiro.

Em comunicado à imprensa, a ANAC informou que está seguindo a determinação da Federal Aviation Administration (FAA), autoridade de aviação dos Estados Unidos.

“A Diretriz de Aeronavegabilidade da Federal Aviation Administration (FAA), autoridade de aviação dos Estados Unidos, emitida em relação à aeronave Boeing 737 MAX 9, determinou a suspensão imediata das operações com o modelo, o que se aplica automaticamente também às operações no Brasil. No Brasil, apenas a Copa Airlines opera o Boeing 737 MAX 9 em voos internacionais, com chegada e partida no Aeroporto de Guarulhos/SP. A empresa aérea já anunciou a suspensão das atividades com a aeronave para a revisão técnica necessária até que haja a liberação para retorno ao serviço”, declarou a ANAC em comunicado enviado ontem (7).


Operações com o 737 MAX 9 no Brasil 

No Brasil, somente a Copa Airlines opera com esse modelo de aeronave, realizando os voos entre a Cidade do Panamá (PTY) e as cidades de São Paulo (GRU) e Rio de Janeiro (GIG). Em um comunicado publicado no seu site oficial, a companhia informou que está suspensa temporariamente a operação de 21 aeronaves Boeing 737 MAX 9 da sua frota.

“Cidade do Panamá, Panamá, 6 de janeiro de 2024 – A Copa Airlines informa que, seguindo a Diretriz de Aeronavegabilidade emitida pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), suspendeu temporariamente as operações de vinte e uma (21) aeronaves 737 MAX9, até que sejam submetidas à revisão técnica necessária.

A Copa já iniciou as inspeções técnicas e espera que essas aeronaves retornem à programação de voos de forma segura e confiável nas próximas 24 horas. A equipe da companhia aérea está trabalhando para minimizar o impacto para seus passageiros, embora alguns atrasos e cancelamentos sejam esperados devido a essa situação fora do controle da empresa.

A Copa Airlines fará todos os esforços para informar e apoiar todos os passageiros afetados por essa situação em tempo hábil. Recomendamos ainda que os passageiros verifiquem o status de seus voos no site ou no aplicativo da Copa Airlines”.

Para ler o comunicado da Copa Airlines, clique aqui.


Comentário 

Para os passageiros que tem voos programados para os próximos dias em companhias aéreas que operam com o Boeing 737 MAX 9, recomendamos que entre em contato e verifique qual o status do seu voo. Até o momento, o incidente está sendo investigado pelas autoridades responsáveis.

Você vai ser afetado com essa suspensão?

Clube Smiles
Clube SmilesReceba até 70 mil milhas na hora + benefícios exclusivos para viajar!
Alertas de Executiva e Primeira Classe
Alertas de Executiva e Primeira ClasseFaça parte do nosso novo grupo no WhatsApp!
Clube Livelo
Clube LiveloAssine o Clube Classic e ganhe 2.000 pontos em 10 parcelas de 200 pontos
Clube LATAM Pass
Clube LATAM PassReceba 1.000 pontos por mês + até 10% de bônus em parceiros
Seguro Viagem
Seguro ViagemAté 69% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.