A Anvisa informou que suspendeu temporariamente a exigência de preencher, no momento do embarque internacional no retorno ao Brasil, a Declaração de Saúde do Viajante (DSV). A medida é válida até às 23h59, horário de Brasília, de amanhã (26). De acordo com a Agência, as companhias aéreas já foram comunicadas da contingência.
Medida provisória
A fim de evitar transtornos para viajantes e empresas aéreas, como decorrência da momentânea instabilidade do sistema, e até que seja solucionada a questão técnica, a Anvisa confirmou que os viajantes com destino ao Brasil que não tenham conseguido realizar o preenchimento da Declaração (DSV), estão dispensados de apresentar, no momento do embarque internacional, o respectivo comprovante de preenchimento.
Ressalta-se, contudo, que a dispensa excepcional e temporária da DSV não isenta os viajantes de cumprirem as demais normas sanitárias brasileiras vigentes para ingresso no país.
A Anvisa afirmou que está adotando as medidas necessárias visando ao pronto reestabelecimento do formulário, apresentando desculpas pelos eventuais transtornos.
O que é a Declaração de Saúde do Viajante (DSV)
A Declaração de Saúde do Viajante (DSV) é um formulário que deve ser preenchido tanto por brasileiros, quanto por estrangeiros, de todas as idades e enviado com no máximo 72h antes do embarque no voo que se destina ao Brasil. Se você for realizar uma viagem essencial ou de emergência, é preciso se programar para ter acesso à internet e preencher a DSV dentro do prazo.
Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo principal do formulário é o monitoramento oportuno mediante o recebimento online de informações de saúde pelas autoridades de saúde competentes. Essas informações antecipadas são primordiais para o acompanhamento da saúde do passageiro durante o voo. Dessa forma, é imprescindível o preenchimento do formulário exclusivamente por meios digitais.
Para conferir todos os detalhes de como preencher a Declaração de Saúde do Viajante (DSV), clique aqui.