fbpx

Aprenda a usar o FlightRadar24

Notícias Tutoriais

Por Equipe | Passageiro de Primeira

Vocês conhecem o FlightRadar24? Sabiam que através dele é possível rastrear voos pelo mundo, descobrir as rotas operadas em um determinado aeroporto, pesquisar um avião pela matrícula e muitas outras funções?

Hoje em um Guest Post do nosso leitor Guilherme vamos ensinar para vocês como utilizar esse site e explorar as funções que ele oferece!


Pessoal,

Algumas semanas atrás estava conversando com o Alê sobre programas de fidelidade e deu abertuta para que eu fizesse um Guest Post para o PP. Apaixonado que sou por aviação e principalmente pelo site, nem pensei duas vezes e aceitei o convite. Pensando sobre o que escrever, me lembrei do site que eu provavelmente mais uso relacionado à aviação, o FlightRadar24. Imagino que muitos de vocês já devem ter ouvido falar dele ou até mesmo usado para rastrear o voo de algum conhecido, mas nesse post eu quero explicar a maioria das funções e como elas podem ajudar desde fazer uma emissão até tirar uma foto de uma livery especial.


Rastreio de Aeronaves

Essa é provavelmente a função mais utilizada do site. O rastreio de aeronaves pode ser usado com diversas finalidades, a principal é acompanhar algum voo que seja de seu interesse ou simplesmente acompanhar um voo por curiosidade, pois o site contém diversas informações sobre cada voo, como o modelo da aeronave, a foto da aeronave específica (que dá para ver sua pintura caso seja uma especial), origem, destino, matrícula, altitude, velocidade em relação ao solo, etc.

Na imagem acima o voo G3 7602 da Gol que faz a rota mais longa do mundo com um 737 MAX 8.

Para rastrear um voo você simplesmente pesquisa o código do voo na barra de pesquisas (G37602 nesse caso) ou clica em cima de um dos milhares de aviões para saber as suas informações (alguns não mostram todas informações, como aviões privados, militares ou voos de testes).


Aeroportos

Agora começa a ficar interessante para fazer emissões. Por exemplo, você está indo para Bangkok e quer conhecer outro país da Ásia, mas não sabe de nenhuma rota que o aeroporto BKK faz e quais companhias operam lá, com essa função você consegue. Reparem no pin vermelho que é o aeroporto BKK.

Todos esses pins representam aeroportos, ao clicar em cima de um e em seguida clicar em “routes” lá no canto superior esquerdo, você verá a seguinte tela:

Como vocês podem ver, todos esses pins são os aeroportos que tem rotas com origem em BKK, porém prestem atenção na nota lá em baixo, nem todos as rotas estão corretas, alguns desses voos são de carga ou sazonais podendo não acontecer na data em que você está procurando ou não serem voos disponíveis para passageiros.

Escolhendo o aeroporto NRT em Tóquio é possível ver todos os voos agendados entre BKK e NRT para a semana seguinte, isso pode ajudar bastante na emissão de uma passagem, pois você vê as companhias, os aviões, os dias, os horários e os códigos dos voos que fazem essas rotas. Olhem a variedade de aviões que fazem esta, os modernos 787-8 e 787-9, o A330, o 777-300 que é o maior bimotor do mundo e o A380 que é o maior avião comercial do mundo. Mas prestem atenção, o terceiro, o penúltimo e o último voo são cargueiros, portanto não podem ser reservados por passageiros.


Companhias

Essa função auxilia bastante para fazer emissões e para saber mais sobre uma companhia que você quer voar. Ao pesquisar uma companhia na barra de pesquisas você consegue ver reviews da companhia (mas os do Passageiro de Primeira são bem mais completos, rs), sua frota e todas as rotas. Pegando a Azul como exemplo, esses são todos os modelos de aviões operados por ela, e expandindo o modelo do avião é possível ver a matrícula (“registration”) de toda a frota.

Em “Routes” aparece uma tela bem parecida com a que aparece nos aeroportos, nesse exemplo vocês conseguem ver todas as rotas da Azul para o aeroporto de Fort Lauderdale, assim como todas as origens, códigos de voos, os dias, horários e os aviões que operam essas rotas.


Spotting

Esse talvez seja o uso mais divertido do site, pra quem não sabe “spotter” é uma pessoa que tira fotos de aviões, ficam parados por horas na cabeceira da pista para tirar fotos das aeronaves indo e chegando em um aeroporto. Como falei anteriormente, quando você clica em um avião você consegue ver qual seu modelo e pela foto qual a sua pintura, então com algumas horas de antecedência você consegue saber se ele vai ter uma livery espacial, com isso você consegue ver e tirar fotos de pinturas especiais de aeronaves “comuns” que pousam regularmente no mesmo lugar.

Foto do A330-200 da Azul de prefixo PR-AIV, o que vocês acham dessa pintura? Eu pessoalmente acho fantástica.

Mais uma coisa legal sobre spotting, todas as fotos de aviões que aparecem no site são de spotters, então você mesmo pode tirar uma foto e publicar para que ela vá para o site.


my.flightradar24.net

Pra quem não sabe, antigamente existia um site chamado myflightdiary.net em que você podia cadastrar os voos que você fazia e o site mostrava as estatísticas dos voos que você já tinha feito, porém o flightradar24 comprou esse site e o transformou no my.flightradar24.net. No site você coloca as informações do seu voo, como data e horário, qual avião você vai voar, o assento, o motivo da viagem e no final ele monta um banco de dados com todas as informações que você forneceu para ele, ele mostra quais aviões você mais voou, quais companhias você mais voou, quais rotas você mais fez, quais aeroportos e até a poluição que os seus voos já emitiram. Esse aqui é o meu (não chega nem perto do Fábio, mas já é um começo, rs).


Curiosidade

Mais uma coisa legal é que o “rastro” do avião fica desenhado no mapa, então algumas vezes, em voos de teste, as empresas aéreas fazem desenhos no céu, como a Embraer e a Boeing fizeram pouco tempo atrás.

Desenho do logo da Embraer nos céus dos Estados Unidos para comemorar o aniversário de 48 anos da empresa.

Desenho do 787 feito por ele mesmo em um voo de certificação da aeronave.


Primeiramente gostaria de agradecer ao Alê pelas conversas e pela oportunidade de escrever um Guest Post para o site, também ao Fábio, que desempenha um papel fantástico de esclarecer, informar e ensinar tantos leitores aqui no Passageiro de Primeira e também para toda a equipe do site. Agradeço a todos os leitores e espero que tenham gostado.

Abraço, Guilherme Uchôa.

Site FlightRadar24

Site My FlightRadar24

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliações de voos, salas vips, hotéis, cartões de crédito e promoções.