O Paraguai aderiu à política de “Céus Abertos”, que foi promovida pelo Governo da Argentina, ao assinar um Memorando de Entendimento com o país vizinho. Com o acordo, os países esperam um grande impulso no número de voos entre si, além de incentivar o turismo e atrair investimentos no setor aéreo.
O acordo prevê rotas aéreas livres entre os dois países, ou seja, não haverá limite de voos entre Argentina e Paraguai. Com isso, o país se tornou o sexto país da região a aderir essa política. O diretor de Aeronáutica da Dinac, José Luis Chávez comentou sobre a notícia:
“Esse acordo é muito importante, porque desregulamenta tratados bilaterais anteriores que determinavam a quantidade de voos e os pontos habilitados. Agora está tudo liberado, as companhias poderão voar quantas vezes solicitarem”
Acordo de Céu aberto
O acordo de Céu Aberto é um documento que vai permitir que uma companhia aérea do Paraguai peça autorização para operar rotas entre duas cidades da Argentina, sem necessidade de que o ponto de origem do voo seja um aeroporto paraguaio. Atualmente, a única rota comercial interna em atividade no país é a que liga a região de Ciudad del Este à capital Assunção.
Com a assinatura do Memorando de Entendimento realizada pelo país, tanto o Paraguai quanto a Argentina se comprometem a negociar um novo Acordo de Serviços Aéreos. Esse acordo prevê a liberalização dos voos, facilidades para acordos empresariais e o fortalecimento da segurança operacional.
Esse acordo permite igualmente voos domésticos de ambas as companhias aéreas, tanto para passageiros ou para cargas exclusivas.
Comentário
Além do novo quadro de rotas que permitirá voar dentro dos países, sem ser a necessidade de iniciar ou finalizar no país de origem da companhia, um dos principais pontos do acordo é que as frequências de voo restritas passarão a ser frequências ilimitadas. Por sua vez, essa medida facilita as companhias aéreas de ajustarem a quantidade de voos conforme sua necessidade.
O que vocês acham do acordo assinado entre Argentina e o Paraguai? Deixe sua resposta nos comentários!