fbpx

Argentina vai oferecer câmbio especial para turistas

Notícias

Por Igor Tonetti

Para estimular a chegada de dólar ao país, o governo da Argentina anunciou na última quarta-feira (20), que está preparando um câmbio especial para turistas estrangeiros. É esperado que o país ofereça uma taxa de câmbio próxima aos valores cotados nos mercados paralelos, em que há diferença superior a 130%.

argentina

De acordo com ministro do Turismo e Esportes do país, Matias Lammens, o objetivo é que os turistas se estabeleçam no mercado formal, seja através de cartões de crédito ou outros mecanismos, e que também possam ter acesso a uma taxa de câmbio diferenciada.

O câmbio por atacado era de 129,39 pesos por dólar na quarta-feira, enquanto o chamado “dólar MEP” (obtido através da compra de ativos cotados em pesos e dólares) era negociado a 297,14 pesos, e o com liquidação a 303,8 pesos. Já o dólar “blue”, advindo do mercado informal, estava sendo negociado a 301 pesos.

Essa diferença faz com que as transações paralelas se espalhem, desde o mercado de ações às trocas nas ruas. Dessa forma, quando turistas estrangeiros gastam seus dólares na Argentina, eles preferem trocá-los na taxa de câmbio informal para obter mais pesos argentinos.

A atitude foi, inclusive, reconhecida por Lammens. “A diferença da taxa de câmbio significa que os turistas que chegam, especialmente os dos países vizinhos, vão ao mercado informal”. Os dólares que os turistas trazem para a Argentina não entram no mercado formal de câmbio e, portanto, ficam fora das reservas internacionais.

“Hoje, devido à diferença na taxa de câmbio, muitos desses dólares não entram no Banco Central. Estamos trabalhando com o Ministério da Economia para que os turistas liquidem esses dólares e possam mudá-los no mercado único de câmbio”, finalizou Lammens.

Também de acordo com Lammens, além do câmbio especial, outras novidades devem ser anunciadas nos próximos dias.


Alguém com viagem marcada à Argentina vai se beneficiar com o anúncio?

Com informações, Agência EFE.

Hotéis
Hotéis
10% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2023!
Chip de Viagem
Chip de Viagem
20% de desconto na compra do chip de viagem!
Supermercado
Supermercado
35% de desconto na primeira compra e 10% de cashback nas próximas!
Seguro Viagem
Seguro Viagem
25% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Prêmio Passageiro de Primeira 2022
Prêmio Passageiro de Primeira 2022
Vote agora nos melhores do ano!
Clube 1.000
Clube 1.000
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.