fbpx

As 3 maiores cias aéreas do Brasil se uniram nas redes sociais

Notícias

Por Alexandre Zylberstajn

As 3 maiores cias aéreas do Brasil se uniram nas redes sociais em em campanha contra o câncer de próstata.

A iniciativa começou após um Tweet da Gol convocando os concorrentes para se juntarem em prol da saúde, se referindo ao Novembro Azul.

https://twitter.com/VoeGOLoficial/status/1190124948255367168?s=20

Logo em seguida a Latam respondeu:

Pouco tempo depois a Azul também aceitou o convite e respondeu marcando a GOL e a Latam:


Novembro Azul: entenda a campanha de prevenção do câncer de próstata

 

O Novembro Azul é uma campanha mundial que conscientiza sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é a segunda mais comum entre os homens brasileiros, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer. Em 2019, estima-se que teremos mais de 68 mil novos casos!

Diversas entidades espalhadas pelo mundo apoiam e promovem ações em prol da causa a fim de que o público masculino se atente mais à própria saúde. A iniciativa é equivalente ao Outubro Rosa, que alerta para o câncer de mama.


A história do movimento

O movimento nasceu em um pub na Austrália, em 2003, quando Adam Garone, o irmão e um amigo estavam tomando cervejas e conversando. Ao longo da conversa, eles acabaram falando sobre a moda dos anos 1970 e de como o bigode tinha caído em desuso. O dia terminou com um desafio: passar todos os 30 dias de novembro com bigode. O movimento se tornou o Movember, em alusão à palavra Moustache (bigode em inglês).

No ano seguinte, o grupo quis legitimar ainda mais a iniciativa e, inspirado pela campanha do outubro rosa, pensou na saúde do homem.

Depois de elaborar uma proposta para envolver o público masculino com a própria saúde, Garone entrou em contato com o CEO da Fundação do Câncer de Próstata australiana. O executivo até gostou da ideia, mas disse que não poderia, como organização ultraconservadora, se aliar a um movimento “divertido”. Mas disse que, se o grupo conseguisse arrecadar fundos para a entidade, a parceria seria feita.

Após a conversa com o CEO, Garone persistiu e, reunindo 450 homens que mantiveram seus bigodes, arrecadou US$ 54 mil que foram doados para a Fundação do Câncer de Próstata. Em 2005, a campanha ganhou mais força, começou a se espalhar por outros países e em 2011 chegou ao Brasil, com o nome que conhecemos hoje, por meio do Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL).


No Brasil

Segundo reportagem da Istoé, no País, as ações vão desde a iluminação de prédios e monumentos históricos com a cor da campanha até intervenções em espaços públicos com orientação de médicos. Palestras e realização de exames também são oferecidos. Em 2018, o LAL promoveu mais de 460 ações que atingiram cerca de 100 milhões de pessoas.

O exame para detecção do câncer de próstata deve ser realizado a partir dos 50 anos de idade, mas antes disso o homem já pode se consultar com um urologista. Há um grupo de risco em que o tumor é identificado mais cedo e que precisa iniciar o rastreio a partir dos 45 anos: são os homens negros, aqueles com parentes de primeiro grau que tiveram a doença e os obesos.

Este ano, Henrique Fogaça é o padrinho da Campanha Novembro Azul criada pela sociedade Brasileira de Urologia.


Clap, clap, clap! Parabéns Gol, Latam e Azul por deixarem rivalidade de lado em prol de algo muito maior.

E você, leitor, conscientize-se e faça seu exame de próstata!

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliações de voos, salas vips, hotéis, cartões de crédito e promoções.