A avianca revelou sua nova identidade visual, com extinção da letra maiúscula na escrita do nome e novo slogan. O rebranding celebra oficialmente a reestruturação da empresa após saída do processo de recuperação judicial.
Adrian Neuhauser, CEO da companhia, salienta o processo de transformação sofrido, reiterado pela reformulação visual:
“Esta é talvez a maior reinvenção de uma companhia aérea na história da aviação. É por isso que hoje damos as boas-vindas à avianca em minúscula e dizemos adeus ao “A” maiúsculo do passado. Esta é uma marca que honra nossa história e, ao mesmo tempo, representa o que somos hoje: uma avianca renovada, amigável, ágil, acessível, atenciosa e alegre. Uma avianca que olha de frente e chama você pelo seu nome. Uma avianca onde todos são bem-vindos e onde o céu é de todos”
A nova marca
Após quase dois anos de transformação desde sua bem-sucedida saída do Capítulo 11 (pedido de proteção à falência instaurado na corte de Nova Iorque em maio de 2020) e sob o slogan ‘o céu é de todos’, a avianca apresentou sua nova marca.
Com 104 anos de operação, sendo a segunda companhia aérea mais antiga do mundo, o destaque da nova marca fica por conta do ‘a’ minúsculo. O conceito por trás dessa adoção é usar a letra como símbolo de uma empresa que, preservando o melhor de seu legado e oferecendo o que o mundo moderno exige, deixou de ser para poucos e agora é para todos.
https://www.instagram.com/p/CyhmDs3MlNd/
Dados operacionais
A empresa também divulgou alguns dados sobre melhoria da efetividade e sustentabilidade operacional. A companhia possui agora 20% a mais de capacidade em sua frota de A320. Assim, a disponibilidade total é de 39 milhões de assentos disponíveis em 24 países.
Além disso, registrou 32,5 milhões de passageiros voando durante 2023 em toda a rede. Deste número, 16% voou pela primeira vez com a avianca.
No quesito pontualidade (OTP), o último índice mensal revalado pela companhia foi de 89,8%, com 99,6% de cumprimento (SC). A respeito de irregularidades de bagagens (MB), o índice apresentou 1,36 erros a cada mil passageiros.
Na questão ambiental, reportou 25% menos pegada de carbono por passageiro transportado, graças principalmente à simplificação da frota e à reconfiguração dos A320.
Novos aviões e destinos
A companhia também anunciou a chegada de 16 aeronaves A320 adicionais a partir deste mês e 100 A320Neo adicionais a partir de 2025.
Ademais, celebrou suas 26 novas rotas em 2023, com oito novos destinos, incluindo voos para Belo Horizonte (CNF) e Manaus (MAO). Além de outros aeroportos internacionais como Boston (BOS), Cusco (CUZ), Chicago (ORD), Ipiales (IPI), Las Vegas (LAS) e Oakland (OAK).
Comentário
A nova identidade visual carrega boas notícias principalmente para quem usa programas de fidelidade de companhias vinculadas à Star Alliance, como TAP Miles&Go, United MileagePlus ou até o próprio Avianca LifeMiles, mas também quem emite com milhas Smiles.
Com a saúde da companhia em dia, a tendência é a disponibilidade de assentos award aumentar, assim como a qualidade do serviço. Vale lembrar que o programa está com promoção de desconto na compra de milhas.
O que achou da nova identidade visual da avianca?