fbpx

Avianca Brasil: O que fazer com seus Pontos no Programa Amigo?

Notícias Programas de fidelidade

Por Equipe | Passageiro de Primeira

Com as últimas notícias envolvendo o Avianca Brasil, incluindo um pedido de recuperação judicial e o cancelamento da maioria de suas rotas internacionais, fica uma apreensão por parte dos usuários que têm pontos no Amigo, o programa de fidelidade da companhia.



Apesar do comunicado da empresa reforçar que a cia está adequando suas operações e que todos os demais destinos continuam operando normalmente, fica a dúvida sobre o que pode acontecer com os pontos Amigo em um cenário mais negativo.

Para tentar ajudar nossos leitores, aqui vão algumas alternativas do que fazer com os Pontos Amigo.


Emita voos com parceiros Star Alliance

A nossa principal sugestão é utilizar seus pontos para emitir passagens com companhias parceiras da Star Alliance. Apesar da alteração de tabela ter encarecido (e muito) os resgates, consideramos que é melhor utilizá-los desta forma.

Ao emitir uma passagem com parceiros da Star Alliance utilizando pontos Amigo, você receberá por e-mail o localizador e o bilhete eletrônico. Por esses voos serem operados por outras companhias aéreas, teoricamente você estará resguardado.

O momento agora é o de ter a mente um pouco mais aberta e não querer acertar aquela emissão perfeita na qual se gasta o minimo para otimizar o uso dos pontos. Seja mais flexível.

Vale lembrar que, além das companhias Star Alliance, o programa Amigo também tem parceria pontual com a Aeromexico (acesse os valores de resgate aqui).


Emita os voos internacionais com a Avianca para voar nos próximos dias

Em recuperação judicial desde dezembro, a companhia conseguiu na última segunda feira (14/01) mais duas semanas para apresentar um plano de pagamento de dívidas para as empresas donas das aeronaves arrendadas.

Logo, se você tem a flexibilidade de viajar de última hora e planeja ir para Santiago, Miami ou Nova York, faça a emissão utilizando seus pontos para as próximas duas semanas caso encontre disponibilidade. As chances de tudo correr bem são maiores. Quanto mais distante, mas incerto.

Que tal chegar em casa e falar para seu parceiro: “Prepare as malas – vamos para NYC”!


Emita os voos internacionais que serão cancelados da Avianca Brasil em datas até o cancelamento anunciado

Um pouco mais arriscado seria emitir passagens para esses voos que serão cancelados, porém nas datas antes do fim das operações (31/03).

Se a empresa estabeleceu esse prazo, na teoria, deveria ter condições de cumprir suas obrigações até essa data. Mas saibam que o bilhete estará sujeito a eventuais novos “soluços” nesse meio tempo que podem impactar sua viagem.

Contrate um seguro de viagem e certifique que ele dará cobertura em caso de imprevistos.


Emita voos nacionais com a Avianca Brasil

Segundo comunicado pela empresa, todas as demais rotas da companhia seguem com operação normal.

Para tentar minimizar os riscos, recomendamos que optem por rotas de alta demanda, as quais, em um cenário desfavorável, provavelmente serão as últimas a serem canceladas, já que são rentáveis para a empresa.

Um exemplo seria a ponte aérea São Paulo – Rio de Janeiro, preferencialmente entre os aeroportos de Congonhas e Santos Dumont. Esses são voos com alta procura e que devem se manter em operação pelo máximo de tempo possível. Além disso, a cia opera várias frequências e, se uma for cancelada, é mais fácil ser reacomodado nas demais.


Emita outro voo internacional com a Avianca Brasil

Lembramos ainda que, das rotas internacionais da cia, aquelas com destino a Bogotá (Colômbia) serão mantidas, ou seja, também são uma opção de resgate nesse caso. Há saídas, por exemplo, de Salvador e Fortaleza.

Consideramos está opção mais arriscada. São rotas mais sucessíveis a cancelamentos.


Outras possibilidades…

Uma possível compra da Avianca Brasil por outra companhia aérea poderia resultar na transferência de pontos para o programa de fidelidade da nova empresa.

Por exemplo, se a United assumisse o controle, poderiam os pontos Amigo se tornar milhas no MileagePlus? Seria uma possibilidade, mesmo que remota.


E se a Avianca Brasil não se recuperar – o que acontecem com os Pontos do Programa Amigo?

Numa situação mais recente, na falência da Air Berlin, no primeiro momento os clientes perderam a possibilidade de resgatar bilhetes nas parceiras One World, mas ainda puderam emitir, mesmo que por um curto período, passagens da Etihad, que era a controladora da cia. Os donos da Avianca Brasil são sócios da Avianca Internacional, mas não considerem como certo que seus pontos Amigo possam ser convertidos em LifeMiles.


Não é possível prever com absoluta certeza o que acontecerá com a cia área e seu programa de fidelidade, mas reforçamos nosso desejo de que a empresa se recupere e consiga a estabilidade operacional. Certamente esse é o melhor caminho para todos.

Para o próximo post, vamos mostrar na prática as opções de resgate que encontrarmos.

Acessem as a nossa  Central Passageiro de Primeira – Avianca & Programa Amigo e vamos dividir informações!

OBS: Seja qual for a sua decisão, entenda o risco envolvido no resgate. A viagem pode ser cancelada!

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliações de voos, salas vips, hotéis, cartões de crédito e promoções.