fbpx

Avianca completa hoje 100 anos, confira nossa homenagem

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

A Avianca, companhia aérea colombiana, completa hoje 100 anos de história e nós, do PP, resolvemos fazer uma homenagem. No entanto, ao contrário do que foi proposto por Juscelino Kubitschek, nós não faremos 50 anos em cinco, vamos além e faremos 100 anos em um post!

Enfim, sem mais delongas – e parafraseando o Canal Rá-Tim-Bum – “senta que lá vem história!”.


Como tudo começou?

Em 1919, a companhia começou a operar com o nome de Sociedad Colombo-Alemana de Transporte Aéreo, SCADTA. A SCADTA tinha uma frota composta por 25 aeronaves e em setembro de 1920 realizou seu primeiro voo – ligando Barranquilla a Puerto Berrio. Mesmo com um frota “cheia” para a época, a companhia só operava voos domésticos.

Somente oito anos depois, em 1928, que a SCADTA se arriscou a ultrapassar seus limites territoriais. A primeira rota internacional da empresa foi Guayaquil, no Equador, expandindo-se para Bogotá, Girardot e Neiva, em 1929.


SCADTA virou Avianca!

Mesmo começando as operações em 1919, foi apenas em 1940 (21 anos depois) que a Avianca estampou a fuselagem do avião. Em 14 de junho foi adotado o nome de Aerovías Nacionales de Colombia SA. Para “celebrar” o novo nome, a companhia aumentou sua atuação no continente americano.

Quito, Lima, Panamá, Miami, Nova York, foram as cidades escolhidas para serem adicionadas aos destinos da colombiana. Com o novo slogan, a empresa se atreveu um pouco mais e decidiu conhecer outros continentes: o primeiro deles, a Europa.

Depois de chegar a Europa e expandir sua atuação nas Américas, foi a vez de atravessar o Oceano Pacífico e aterrissar na Austrália, em 1956.


Avianca opera o 747 pela primeira vez

Após se firmar na América e chegar a outros dois continentes, chegou a hora de ter um avião à altura da audácia da empresa. Portanto, nada melhor do que adicionar um o Jumbo 747 em sua frota de aeronaves – que a esse ponto já contava com o Boeing 720B e o 737-100.


Novas alianças

Com o crescimento da Avianca, foi a vez da companhia fazer alianças com outras empresas do ramo. Eis que, em 2002, surge a Aliança Summa – incluindo Avianca, SAM e Aces. Sete anos depois, em 2009, foi a vez da Avianca fazer parceria com o TACA.


Avianca Brasil

Em 2004, a Avianca comprou a empresa de táxi-aéreo chamada de OceanAir. A pequena empresa auxiliava a Rio Sul, que na época fazia parte do grupo Varig.

No ano de 2013, a Avianca Brasil (OceanAir) conseguiu o direito de uso do nome Avianca, mesmo nunca fazendo parte da Avianca Holdings. Também em 2013 foi anunciado que ela ingressaria à Star Alliance e que o programa de fidelidade da Avianca Brasil (Programa Amigo) seria migrado ao LifeMiles – o que nunca aconteceu.


LifeMiles e Star Alliance

Em 2011, a companhia tentou se tornar mais inovadora e com isso lançou seu programa de fidelidade – o muito conhecido por nós, LifeMiles. No mesmo período foram acrescentadas 12 novas rotas e as frequências de voo aumentaram para 155. No ano seguinte, em 2012, foi a vez da Avianca alçar novos voos e ingressar à Star Alliance.


Fim da Avianca Brasil

No ano de 2018, no entanto, as coisas não estavam indo bem para a parte brasileira da Avianca. Empresas de leasing, entraram na justiça contra a companhia, exigindo o pagamento de 11 aeronaves arrendadas. Como não houve acordo, a justiça brasileira proibiu a empresa de operar voos com esses 11 aviões e deu um mandato de busca e apreensão às aeronaves. Sem a permissão de operar a maioria de seus aviões, a empresa se viu na obrigação de cancelar voos.

Em maio deste ano, a ANAC suspendeu as operações de todos os voos da Avianca. Foi assim que terminou a (curta) história da marca Avianca, no Brasil.


Atualmente

Hoje em dia, a companhia opera 4 mil voos semanais no mundo todo, possuindo 170 aeronaves em sua frota, com 76 destinos em 27 países.

A companhia lançou um vídeo em suas redes sociais sobre os 100 anos da empresa, confira abaixo:

Parabéns, Avianca! (clap, clap)

Hotéis com Desconto + Selos
Hotéis com Desconto + Selos
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 30 de abril de 2022!
Seguro Viagem com Desconto
Seguro Viagem com Desconto
Desconto especial no seu Seguro Viagem!
Hotéis com Desconto
Hotéis com Desconto
8% de desconto em estadias até 31 de março de 2022!
Compras com Desconto
Compras com Desconto
5% de desconto em itens vendidos e entregues pelo Magalu!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Ver todos os cupons

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

10 anos! O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.