Com a proposta de contribuir para uma aviação mais acessível, a avianca encerrou 2024 com 48 aviões equipados com sistema braille para facilitar a experiência dos viajantes com deficiência visual. Confira!
“Uma aviação mais de todos. Esse é nosso objetivo como companhia e temos trabalhado sem descanso para que seja uma realidade e cada vez mais viajantes com deficiência possam desfrutar de uma experiência de viagem cômoda e adaptada às suas necessidades. Terminamos 2024 com 48 aviões da frota A320 equipado com braille para os viajantes com deficiência visual, um marco muito importante se analisarmos todo o processo que implica transformar uma aeronave para que ela seja mais acessível. É um grande feito e estamos dispostos a continuar para alcançar nossa meta”, afirmou Michael Swiatek, Chief Accesibility Officer do Grupo Abra.
Aviões da avianca equipados com sistema braille
Esse anúncio ocorre como marco do Dia Mundial do Braille, que é parte do programa ‘avianca acessível. Ele busca eliminar barreiras na aviação, adaptando o serviço da companhia aérea às necessidades de pessoas com deficiência. E assim, fazendo com que sua experiência seja simples e cômoda, e também aproximando mais as equipes da avianca de seus passageiros.
O projeto de braille teve início em 2023 como uma ideia da equipe de manutenção da avianca. Dessa forma, durante o segundo semestre de 2024, a companhia realizou um teste piloto. Esse teste consistiu na instalação, em seis aviões A320 que cobrem rotas nacionais e internacionais, de novos marcadores de fila com maior contraste e visibilidade para pessoas com baixa visão, assim como a numeração em braille para pessoas cegas.
Os elementos em Braille foram desenhados em conjunto e sob a orientação do Instituto Nacional de Cegos (INCI). E foram desenvolvidos no Centro de Manutenção Aeronáutica de Ríonegro (MRO), mediante protocolos de alta qualidade e detalhismo.
Para 2025, a companhia aérea planeja completar a instalação desse sistema em toda a frota de A320, somada à inclusão da sinalização em braille no interior dos banheiros de seus aviões, cobrindo a rede de rotas doméstica e internacionais e atendendo o maior número possível de viajantes por meio dessa iniciativa.
Comentário
Com ações como essa, a avianca está buscando reafirmar seu compromisso com uma experiência de viagem mais inclusiva e acessível para todos. Que em 2025, não só ela, mas outras companhias aéreas também busquem ampliar a acessibilidade.
O que achou da notícia?