A partir do dia 1º de outubro, a Avianca deixará de oferecer Classe Executiva em todos os 64 destinos que atende nas Américas, incluindo o Brasil.
Em outubro de 2021, a empresa colombiana já havia anunciado que deixaria de oferecer a cabine em aeronaves narrow-body (fuselagem estreita) que operam voos domésticos e intra-americanos. Além disso, a Avianca também já havia divulgado os detalhes de sua nova poltrona “Premium”, que ocupará as primeiras 3 fileiras de sua frota de curto e médio alcance.
De acordo com a empresa, as mudanças tem como objetivo simplificar a vida do cliente adquirindo a opção que melhor se adapta às suas necessidades entre 4 classes tarifárias (XS, S , M e L). No momento, a empresa já implementou as mudanças nos voos domésticos na Colômbia e Equador.
Manuel Ambriz, Diretor Comercial da Avianca comentou: “Estamos avançando em nosso caminho para nos tornarmos a companhia aérea com a qual todos podem voar. É por isso que hoje apresentamos um novo esquema tarifário internacional para que os clientes possam desfrutar de suas viagens escolhendo como voar, quais atributos pagar, acessando uma experiência de voo mais prática e simples, sem estar vinculado a uma determinada classe, e também com a opção de adicionar mais de 15 produtos ou serviços à sua compra se você precisar deles”. E acrescentou que “graças às mudanças implementadas nas cabines das aeronaves, atingimos os mesmos níveis de assentos oferecidos em 2019 no mercado doméstico colombiano com 15% menos decolagens, o que significa uma contribuição muito importante na redução da pegada de carbono”.
Como é hoje
Atualmente, a Avianca opera para o Brasil (são 21 voos semanais para São Paulo e 7 para o Rio), Argentina e outros países da América do Sul com o Airbus A319, A320, Airbus A330 e Boeing 787 – todos equipados com Classe Executiva.
Classe Executiva do Airbus A319 e A320
Classe Executiva do Boeing 787 e Airbus A330
Como vai ser
Ao que tudo indicia, o Boeing 787 deve sair de cena e a Avianca vai operar nas Américas somente os jatos Airbus A319 e A320 – veja abaixo as cabines Premium, Plus e Economy desses modelos.
Cabine Premium
Tem um assento desenvolvido com exclusividade pela Recaro para a Avianca, que estará disponível nas três primeiras filas da aeronave, substituindo a atual Classe Executiva. Segundo a Avianca, este será um assento mais espaçoso e com maior reclinação, ideal para os passageiros que preferem viajar com um maior conforto. O assento contará com um console central com compartimentos individuais, tomada e porta USB.
Cabine Plus
A Avianca informou que esse assento estará disponível para quem prefere estar mais perto da porta ao desembarcar. Localizado entre as fileiras 4 e 14, o design deste assento, segundo a companhia, é leve e confortável, disponibilizando encosto de cabeça independente com 6 posições, suporte para dispositivos eletrônicos pessoais, portas USB e reclinação.
Cabine Economy
Com design mais simples e localizado entre as fileiras 15 e 32, a companhia informou que esse assento permitirá que o cliente tenha acesso a um preço melhor, com serviços adicionais disponíveis para compra. Vale destacar que se trata de um assento “pré-reclinado”, que também possui suporte para dispositivos eletrônicos e portas USB.
“Até outubro deste ano, teremos mais de 50 aeronaves Airbus com a reconfiguração completa, ou seja, os assentos Premium, Plus e Economy. Sem dúvida, isso nos permitirá oferecer preços mais competitivos, reduzir a pegada de carbono por passageiro e colaborar com o descongestionamento dos aeroportos, tendo até 20% mais capacidade em cada avião graças à adição de novos assentos.” , disse Francisco Raddatz, vice-presidente de Frota.
Novas classes tarifárias da Avianca
Classes tarifárias em voos pelas Américas:
- Com as tarifas XS e S, será necessário pagar uma taxa extra para realizar o check-in no balcão dos aeroportos. O processo será gratuito apenas em quiosques de auto atendimento e no app e site da empresa;
- A tarifa XS não permitirá que o cliente embarque com uma mala de mão, apenas com um item pessoal (como uma mochila);
- O acúmulo de milhas acontecerá somente a partir da tarifa S;
- Os novos assentos “Premium” da empresa estarão disponíveis de forma gratuita na tarifa L;
- Clientes fidelidade elite da empresa e de outras companhias aéreas da Star Alliance terão acesso a benefícios extras, independentemente de sua classe tarifária;
Classes tarifárias em voos de/para a Europa:
- Os clientes ainda terão a possibilidade de viajar na cabine Executiva, podendo optar pelas tarifas XL (Executiva restrita) e XXL (Executiva irrestrita):
Você pode consultar os detalhes de todas as tarifas neste link.
Comentário
Por ora, as aeronaves de fuselagem larga (Boeing 787 e A330) – que oferecem Classe Executiva com assentos flat bed e semi flatbed – continuam escaladas para operar certas rotas da empresa nas Américas (como Buenos Aires, São Paulo e Santiago). Contudo, a Classe Executiva dos jatos já encontra-se indisponível para venda – o que pode indicar um downgrade iminente e definitivo para o Airbus A319 e o Airbus A320 (que estão passando por retrofit e também não terão mais executiva).
Você considera viajar com a Avianca para a América do Norte nos jatos narrow-body da companhia?