A Azores Airlines estabeleceu o novo recorde de voo comercial mais longo do mundo operado pela aeronave Airbus A321LR, entre Lisboa e Bogotá, sem escala, no último dia 03 de janeiro.
O voo
O voo S4 6865, operado pelo A321LR, de matrícula CS-TSI, partiu de Lisboa, Portugal, na manhã do último dia 03/01, para Bogotá, na Colômbia, cobrindo as cerca de 4.200 milhas náuticas do percurso, em 9 horas e 49 minutos, estabelecendo, assim, o novo recorde de voo comercial mais longo do Airbus A321LR.
No início da tarde do dia seguinte (04/01), realizou o percurso inverso, voando de Bogotá a Lisboa em aproximadamente 9 horas e 20 minutos (possivelmente com a ajuda de vento de cauda).
A marca anterior pertencia à canadense Air Transat, que em 26/10/2020, havia realizado um voo direto entre Montreal (YUL) e Atenas (ATH), que levou cerca de 8 horas e 20 minutos para cobrir o trajeto de aproximadamente 4.130 milhas náuticas.
Apesar do sucesso do voo de ida e retorno, Bogotá continuará sem ligação direta com a capital portuguesa, pois o voo em questão, conforme informações que colhemos junto à companhia açoriana, foi realizado na modalidade de fretamento (voo charter).
Tampouco TAP ou Avianca, possuem voos regulares, sem escala, na rota.
A aeronave
O A321LR é um avião de corredor único, certificado para voos em 2018, para viagens sem escala de até 4.000 milhas náuticas.
É tido pelo mercado como uma alternativa ambientalmente correta, de baixo custo de operação, aos wide-bodies, para rotas transatlânticas médias, com pequena densidade de passageiros.
Desde o lançamento, tem recebido pedidos de diversas companhias aéreas, como JetBlue e TAP Air Portugal.
Aliás, essa é a aeronave escalada pela TAP, para as rotas de Lisboa para Natal, Maceió e Belém, todas inferiores a 3.800 milhas náuticas.
Vale lembrar que esse recorde é relativo apenas à operação comercial do modelo, porque o recorde absoluto da aeronave, deu-se no voo de teste da Airbus, em abril 2018, quando voou sem escalas entre Mahé, na Ilha de Seychelles e Toulouse, na França, cumprindo as 4.750 milhas náuticas do percurso, em aproximadamente 11 horas.
A empresa
A Azores Airlines é uma companhia aérea portuguesa, subsidiária do grupo SATA, com sede na cidade de Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, considerada a capital econômica da região autônoma dos Açores.
Trata-se de uma pequena companhia aérea, cuja frota é composta de Airbus A321 (dois dos quais, da versão LR) e Airbus A320, além de Bombardier Q400 e Q200.
Comentário
Considerando que os custos com querosene de aviação (QAV), representam entre 25% a 30% dos custos totais das companhias aéreas – incríveis 40% no caso do Brasil – a opção por aeronaves mais eficientes pode ser a diferença entre lucro ou prejuízo, para uma companhia aérea.
Somando-se a isso a pressão para que as companhias adotem políticas ambientalmente corretas, podemos esperar que os modernos aviões de corredor único (narrow-body), estarão cada dia mais presentes nas rotas médias de baixa densidade.