A Azul anunciou um marco importante em 2024, com a incorporação de 20 novas aeronaves à sua frota. Esse crescimento reflete um aumento expressivo de 82% em relação a 2023, reforçando o fortalecimento das operações e a estratégia de crescimento da companhia aérea.
John Rodgerson, CEO da Azul, comenta sobre a expansão:
“Cada aeronave que chega nos ajuda a ofertar mais assentos, aumentar frequências de rotas com demandas e incrementar a nossa malha com novos destinos. Além disso, com a chegada de aeronave novas, reduzimos a idade média da nossa frota, que hoje já é a mais jovem do país, com 7 anos, em média.”
Expansão da frota
A Azul anunciou que encerrou o ano de 2024 com 20 aeronaves integradas à sua frota. Em comparação com o ano de 2023, ano em que a companhia recebeu 11 aviões, houve um aumento de 82% na quantidade de novos modelos.
O balanço foi fechado após a chegada de quatro novos Embraer E2, em dezembro. Os modelos são considerados os maiores e mais modernos de fabricação brasileira e usados principalmente em rotas domésticas, ou voos internacionais de curta duração. Somente em dezembro, foram seis equipamentos entregues direto do fabricante, batendo o recorde em um único mês.
Quais são os modelos que a Azul recebeu em 2024?
Confira a seguir, os modelos e quantidade de aeronaves entregues à Azul em 2024:
- 11 modelos Embraer E2
- 4 modelos Airbus A330 (widebody)
- 2 modelos Airbus A320
- 2 modelos Airbus A321 (cargueiros)
- 1 modelo ATR 72-600
A chegada de novas aeronaves da Azul são importantes não apenas para atender demanda de passageiros, como também para ajudar nas questões de sustentabilidade da companhia.
De acordo com John Rodgers: “É importante reforçar que, além de atender a demanda crescente, a chegada de aeronaves de segunda geração é importante para o nosso plano de descarbonização. Por exemplo, o Embraer E2 tem um consumo de combustível 20% menor que o modelo anterior. Isso ajuda a reduzir custos e ter uma operação sustentável e mais eficiente”.
Comentário
A incorporação de 20 novas aeronaves marca um importante avanço para a Azul, fortalecendo suas operações e possibilitando a expansão para novas rotas estratégicas. Essa renovação da frota chega em um momento oportuno, ajudando a companhia a responder a desafios operacionais recentes, como atrasos e cancelamentos de voos, frequentemente atribuídos à disponibilidade limitada de aeronaves.
Com a chegada de modelos modernos, como os Embraer E2, Airbus A320 e A330, a companhia não apenas ampliará a oferta de assentos e frequências, mas também vai reduzir a idade média de sua frota. Essa modernização contribui diretamente para a descarbonização de suas operações, alinhando-se ao compromisso com uma aviação mais sustentável.
O que achou da notícia? Para reservar suas passagens e voar com a companhia, clique aqui.