Antecipando o aumento da demanda por viagens durante o verão, a Azul anunciou uma operação especial para o período de alta temporada, entre 13 de dezembro de 2025 e 1º de fevereiro de 2026. A companhia prevê a realização de 3,6 mil voos extras, com a oferta de mais de 520 mil assentos adicionais em rotas nacionais, conectando todas as regiões do Brasil. Veja!
“Nosso objetivo é reforçar a conectividade em todo o país, oferecer mais opções para destinos turísticos e apresentar um planejamento especial para Congonhas. Essa estratégia de alta temporada é pensada para atender o Cliente que busca mais opções de lazer, voos diretos e conectividade regional”, afirmou André Mercadante, diretor de Alianças, Malha e Revenue Management da Azul.
Aumento dos voos da Azul no verão
O objetivo da companhia é reforçar a conectividade aérea em todo o território nacional, impulsionar o turismo e atender à crescente procura por destinos de lazer no período de férias.
Congonhas é destaque nas operações da Azul para o verão
O destaque da operação será o Aeroporto de Congonhas (SP), onde a Azul colocará em prática uma mudança estratégica inédita: 45% dos voos voltados ao público corporativo serão convertidos em rotas sazonais de lazer, com foco em destinos turísticos, especialmente no Nordeste.
Essa reconfiguração permitirá à companhia ampliar significativamente o número de decolagens e assentos em rotas como:
- Congonhas – João Pessoa (PB): aumento de 600% nas decolagens e 469% na oferta de assentos;
- Congonhas – Porto Seguro (BA): também com 600% de aumento nas decolagens e 469% em assentos;
- Congonhas – Maceió (AL): crescimento de 250% nos voos e 219% na capacidade de assentos.
Além disso, a Azul oferecerá novas rotas a partir do aeroporto central da capital paulista, incluindo destinos como Natal (RN), Fortaleza (CE), Foz do Iguaçu (PR), Navegantes (SC), Ilhéus (BA) e Salvador (BA). A operação ampliada também beneficiará a divisão logística da empresa, com um acréscimo de 32 toneladas diárias na capacidade de transporte de cargas via Congonhas.
Crescimento em outras cidades e novos destinos
Além de São Paulo, outros cinco aeroportos devem registrar um crescimento expressivo no volume de operações e assentos disponíveis, com aumentos de até 80% em comparação com a malha regular. São eles:
- João Pessoa (PB)
- Ilhéus (BA)
- Natal (RN)
- Maceió (AL)
- Salvador (BA)
As localidades com maior número de novos destinos serão, nesta ordem: São Paulo (SP), Maceió (AL), Salvador (BA) e João Pessoa (PB). Entre as novas rotas temporárias programadas para a temporada estão:
- Congonhas – Foz do Iguaçu
- Congonhas – Salvador
- Curitiba – Recife
- Ribeirão Preto – Fortaleza
- Confins – Jericoacoara
Fortalecimento do turismo e da conectividade nacional
A operação de verão reforça a estratégia da Azul de estimular o turismo nacional e ampliar sua presença em mercados regionais e estratégicos. A malha aérea especialmente desenhada para o período visa oferecer mais opções de voos diretos, reduzir o tempo de conexão e atender de forma eficiente os passageiros que buscam viagens de lazer durante a alta temporada.
“A malha de verão é parte fundamental do nosso plano para conectar o Brasil de maneira ainda mais eficiente. Fortalecemos nossas operações em mercados estratégicos e criamos novas oportunidades para que mais brasileiros possam conhecer os principais destinos turísticos do país”, conclui André Mercadante.