fbpx

Azul é a primeira companhia aérea do mundo a receber o E195-E2

Notícias

Por Lorenzo Firmino

A Embraer entregou na manhã de hoje, em uma celebração em São José dos Campos, o primeiro jato E195-E2 – a maior aeronave já fabricada pela empresa. A brasileira Azul será a operadora de lançamento global do modelo. O voo de estreia acontecerá em algum momento de outubro, entre Campinas e Brasília. A companhia encomendou 51 aeronaves e receberá cinco até o final do ano.

O evento começou em um auditório com uma coletiva de imprensa para jornalistas. Estavam presentes, David Neeleman (fundador e presidente do conselho da Azul), John Rodgerson (CEO da Azul), John Slattery (Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial) e Aengus Kelly (CEO da AerCap).

Após a coletiva de imprensa fomos convidados para o pátio onde o E195-E2 nas cores da Azul nos aguardava. A aeronave tem novos motores de alto desempenho, asas completamente novas, fly-by-wire completo e um novo trem de pouso. Em comparação com a primeira geração do E195, 75% dos sistemas da aeronave são novos.

O avião foi certificado em abril por três órgãos regulatórios: a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Administração Federal de Aviação (Federal Aviation Administration – FAA) e a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (European Aviation Safety Agency – EASA).

O consumo de combustível é 1,4% menor do que o esperado, chegando a 25,4% de economia por assento comparado com o E195 da primeira geração. Já os custos de manutenção são 20% menores e o E195-E2 é a aeronave mais ambientalmente amigável da categoria, operando com o menor nível de emissões e de ruído externo.

Assim como o E190-E2, o E195-E2 também possui os intervalos de manutenção mais longos no mercado de aeronaves com corredor único, com 10 mil horas de voo para atividades básicas de manutenção e sem limite de calendário para operações típicas do E-Jet. Isso significa 15 dias a mais para a utilização da aeronave em um período de dez anos, comparado à atual geração de E-Jets.


Interior

Os assentos de couro traz detalhes em branco e azul (Espaço Azul) nas primeiras fileiras e cinza nas demais. Em relação a geração anterior, o E195-E2 tem três fileiras adicionais de assentos. O layout continua sendo o 2-2. Na configuração utilizada pela Azul a aeronave comporta 136 passageiros.

O E195-E2 tem também um novo IFE (in-flight entertainment), com maiores telas maiores e melhor definição de vídeo. Todos os assento são equipados com uma entrada para dispositivos USB e outra para fones de ouvido.

Os overhead bins (compartimentos de bagagem) estão mais espaçosos e as janelas mais amplas em relação ao E1. Confira o interior do cockpit:


Wi-Fi

Os executivos da companhia disseram que todas as aeronaves E195-E2 terão Wi-Fi a partir de janeiro. John Rodgerson, CEO da Azul, chegou a comentar sobre a possibilidade de oferecer “conexão gratuita para Diamantes no programa“. (#oremos)


Encerramento

O evento acabou por volta das 14h com um brunch oferecido aos convidados no Centro Histórico Embraer – localizado dentro de um dos prédios da sua matriz em São José dos Campos.


Comentário

Após anos de pesquisa e desenvolvimento o Embraer E195-E2, prefixo PR-PJN, está oficialmente entre nós. E assim como o Mr. Neeleman, também fiquei animado com a novidade! O voo de estreia está previsto para acontecer entre os próximos 20-50 dias, proveniente de Campinas rumo à Capital Federal.

Veja também a cobertura em vídeo:

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.