fbpx

Azul é a primeira companhia aérea do mundo a receber o E195-E2

Notícias

Por Lorenzo Firmino

A Embraer entregou na manhã de hoje, em uma celebração em São José dos Campos, o primeiro jato E195-E2 – a maior aeronave já fabricada pela empresa. A brasileira Azul será a operadora de lançamento global do modelo. O voo de estreia acontecerá em algum momento de outubro, entre Campinas e Brasília. A companhia encomendou 51 aeronaves e receberá cinco até o final do ano.

O evento começou em um auditório com uma coletiva de imprensa para jornalistas. Estavam presentes, David Neeleman (fundador e presidente do conselho da Azul), John Rodgerson (CEO da Azul), John Slattery (Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial) e Aengus Kelly (CEO da AerCap).

Após a coletiva de imprensa fomos convidados para o pátio onde o E195-E2 nas cores da Azul nos aguardava. A aeronave tem novos motores de alto desempenho, asas completamente novas, fly-by-wire completo e um novo trem de pouso. Em comparação com a primeira geração do E195, 75% dos sistemas da aeronave são novos.

O avião foi certificado em abril por três órgãos regulatórios: a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Administração Federal de Aviação (Federal Aviation Administration – FAA) e a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (European Aviation Safety Agency – EASA).

O consumo de combustível é 1,4% menor do que o esperado, chegando a 25,4% de economia por assento comparado com o E195 da primeira geração. Já os custos de manutenção são 20% menores e o E195-E2 é a aeronave mais ambientalmente amigável da categoria, operando com o menor nível de emissões e de ruído externo.

Assim como o E190-E2, o E195-E2 também possui os intervalos de manutenção mais longos no mercado de aeronaves com corredor único, com 10 mil horas de voo para atividades básicas de manutenção e sem limite de calendário para operações típicas do E-Jet. Isso significa 15 dias a mais para a utilização da aeronave em um período de dez anos, comparado à atual geração de E-Jets.


Interior

Os assentos de couro traz detalhes em branco e azul (Espaço Azul) nas primeiras fileiras e cinza nas demais. Em relação a geração anterior, o E195-E2 tem três fileiras adicionais de assentos. O layout continua sendo o 2-2. Na configuração utilizada pela Azul a aeronave comporta 136 passageiros.

O E195-E2 tem também um novo IFE (in-flight entertainment), com maiores telas maiores e melhor definição de vídeo. Todos os assento são equipados com uma entrada para dispositivos USB e outra para fones de ouvido.

Os overhead bins (compartimentos de bagagem) estão mais espaçosos e as janelas mais amplas em relação ao E1. Confira o interior do cockpit:


Wi-Fi

Os executivos da companhia disseram que todas as aeronaves E195-E2 terão Wi-Fi a partir de janeiro. John Rodgerson, CEO da Azul, chegou a comentar sobre a possibilidade de oferecer “conexão gratuita para Diamantes no programa“. (#oremos)


Encerramento

O evento acabou por volta das 14h com um brunch oferecido aos convidados no Centro Histórico Embraer – localizado dentro de um dos prédios da sua matriz em São José dos Campos.


Comentário

Após anos de pesquisa e desenvolvimento o Embraer E195-E2, prefixo PR-PJN, está oficialmente entre nós. E assim como o Mr. Neeleman, também fiquei animado com a novidade! O voo de estreia está previsto para acontecer entre os próximos 20-50 dias, proveniente de Campinas rumo à Capital Federal.

Veja também a cobertura em vídeo:

Hotéis com Desconto + Selos
Hotéis com Desconto + Selos
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 30 de abril de 2022!
Seguro Viagem com Desconto
Seguro Viagem com Desconto
Desconto especial no seu Seguro Viagem!
Hotéis com Desconto
Hotéis com Desconto
8% de desconto em estadias até 31 de março de 2022!
Compras com Desconto
Compras com Desconto
5% de desconto em itens vendidos e entregues pelo Magalu!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Ver todos os cupons

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

10 anos! O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.