fbpx

Azul faz proposta de parceria com a TAP

Notícias

Por Dérek Arakaki

A Azul apresentou nesta quinta-feira uma proposta de joint venture com a companhia aérea portuguesa TAP. Nos últimos meses, a empresa brasileira tem se mostrado muito entusiasmada com a portuguesa. Os executivos da Azul destacam que a TAP está em processo de virada nos negócios e que o investimento pode se mostrar algo muito valioso no futuro.

“Estamos entusiasmados com nosso investimento na TAP, na medida em que eles também avançam em seu plano de transformação de frota. Os recentes eventos de consolidação na Europa reforçam ainda mais o valor de nosso investimento, dada a localização estratégica e a posição de liderança da TAP entre a Europa e o Brasil. Além disso, hoje submetemos à aprovação dos acionistas a proposta para uma joint venture com a TAP, e acreditamos que essa parceria contribuirá com o crescimento de ambas as empresas nos próximos anos’,  disse a companhia aérea hoje, em relatório publicado na sua página de Relações com Investidores.

Em 2016, a Azul adquiriu dívidas conversíveis emitidas pela TAP, no valor de 90 milhões de euros. Esses bonds são conversíveis, no total ou em parte, e a opção de convertê-los em novas ações da TAP dá direito a benefícios econômicos preferenciais.

Após a conversão total, as ações detidas pela Azul representarão 6% do capital total e votante da TAP, com o direito de receber dividendos ou outras distribuições correspondentes a 41,25% dos lucros distribuíveis da empresa portuguesa.


Comentário

As companhias já possuem uma proximidade grande, inclusive nos seus programas de fidelidade, já que os clientes podem acumular milhas e resgatar passagens com ambas as aéreas, tanto através do TudoAzul quanto do Miles&Go.

Interessante notar que o Miles&Go está cada vez mais agressivo nas promoções e ganhando mais espaço entre os clientes brasileiros. Com isso, acaba se tornando um concorrente direto do próprio TudoAzul e dos demais programas de fidelidade aéreos nacionais.

Vamos acompanhar de perto o assunto e informamos conforme novos acontecimentos forem surgindo.

O que você achou do movimento da Azul? Acredita que uma parceria entre as companhias vai resultar em uma melhor experiência para os passageiros?

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliações de voos, salas vips, hotéis, cartões de crédito e promoções.