fbpx

Azul, GOL e LATAM comunicam sobre o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em seus voos

Notícias

Por Ana Zacaron

A Anvisa alterou ontem (17) a Resolução nº 456/2020, revogando a obrigatoriedade do uso de máscaras nos aeroportos e aeronaves do Brasil. A medida, que está publicada no Diário Oficial da União, já entrou em vigor. Veja nesta matéria o comunicados das três principais companhias aéreas do país sobre o assunto.


Entenda a medida

Conforme noticiamos aqui no PP, a Anvisa aprovou nesta quarta-feira novas medidas para serem adotadas em aeroportos e aeronaves em virtude do fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN). A principal mudança é o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras nesses ambientes, que passa a ser uma recomendação, principalmente para pessoas com sintomas gripais e para o público mais vulnerável, como idosos ou gestantes.

A Anvisa atuou dentro de suas competências legais após avaliação do cenário epidemiológico brasileiro e mundial, da observação do comportamento com características de sazonalidade da pandemia, da prospecção de dados relativos aos indicadores da pandemia e de estudos científicos. Desta forma, adaptou as regras atuais de forma proporcional ao risco para a saúde da população.


Posicionamento das companhias aéreas

Confira na íntegra o que as três principais companhias aéreas do Brasil estão comunicando sobre o assunto.

Azul

Após mais de dois anos da obrigação do uso de máscaras a bordo de voos nacionais e internacionais e em áreas especiais dos aeroportos brasileiros, a Azul anuncia o fim da obrigatoriedade da medida em seus voos. Com isso, imediatamente após a publicação no Diário Oficial da União, o uso de máscara a bordo passa a ser opcional, ou seja, de acordo com a decisão do Cliente.

“Estamos contentes com esta notícia, pois graças ao avanço da vacinação e à diminuição dos casos de Covid-19 em todo o País, as viagens estão voltando à normalidade. Agora, os sorrisos de nossos Tripulantes e Clientes, que antes estavam escondidos, voltarão a se encontrar a bordo de nossos voos”, destaca Jason Ward, vice-presidente de Pessoas e Clientes da Azul.

GOL

A GOL está ciente do anúncio da Anvisa, de 17/08/22, sobre o fim da obrigatoriedade do uso das máscaras nos voos, e seguirá as orientações do órgão regulador conforme nota publicada no Diário Oficial.

A Companhia entende que atualização do protocolo sanitário ocorre em um momento de ampla vacinação contra a Covid-19 no país, sendo positiva para a retomada do transporte aéreo e alinhando o Brasil a outros países que já adotam a flexibilização do uso de máscaras.

Em relação ao desembarque por fileiras, a prática facilitou o fluxo de passageiros e a Companhia seguirá com ela, respeitando a recomendação dos órgãos competentes.

LATAM

A LATAM Brasil esclarece que cumpre as regras estabelecidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e reforça que sempre segue as determinações das autoridades sanitárias de todos os países em que opera.


Você já esteve em algum voo após a medida? Como foi a experiência? Compartilhe conosco nos comentários!

Para saber mais sobre a decisão, consulte o site da Anvisa.

Seguro Viagem
Seguro Viagem
10% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Hotéis
Hotéis
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2023!
Cartão Pão de Açúcar Itaú
Cartão Pão de Açúcar Itaú
Ganhe 1 ponto por R$ 1 gasto!
Cartão BTG Pactual Black
Cartão BTG Pactual Black
Ganhe cashback ou pontos e IOF Especial!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Clube 1.000
Clube 1.000
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.