fbpx

Azul manterá voos apenas para 25 cidades devido à pandemia de coronavírus

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

A Azul é mais uma companhia aérea que tem de mudar seu planejamento, devido à pandemia de coronavírus. A companhia informou que terá de reduzir suas operações em 90%, ao passo que limita significativamente a mobilidade de seus clientes e tripulação. Essa redução entrará em vigência amanhã (25) e ficará ativa até dia 30 de abril, podendo ser ajustada, conforme a evolução do vírus pelo mundo.

Com a redução de capacidade, a Azul anunciou que irá operar 70 voos diários, para 25 cidades. A decisão veio por conta da queda de demandas, que todas as companhias aéreas estão enfrentando, mas também para garantir a segurança dos passageiros e dos funcionários da empresa.

À medida em que a situação do Covid-19 continua evoluindo, a nossa prioridade continua sendo a saúde e a segurança de nossos tripulantes e clientes. Acompanhando a desaceleração que estamos vendo na economia brasileira, estamos adotando medidas imediatas para reduzir nossos custos e preservar nossa posição de caixa. Gostaria de expressar minha profunda gratidão aos nossos tripulantes por seus esforços extraordinários em apoiar a Azul. Entramos nesta crise como uma das companhias aéreas mais rentáveis da região, e estou confiante de que sairemos mais fortes”, disse John Rodgerson, CEO da Azul.


Medidas para redução de gastos

Além disso, a companhia anunciou que estará reduzindo os custos e despesas com folha de pagamento em aproximadamente 65% para o próximo mês, devido às seguintes iniciativas:

  • Aumento na quantidade de tripulantes que aderiram ao programa de licença não-remunerada da Companhia, totalizando mais de 7.500 solicitações aprovadas até hoje, mais da metade do total de nossa força de trabalho;
  • Redução salarial de 50% para os membros do comitê executivo (diretores e diretores estatutários) e de 25% para gerentes;

Balanço e fluxo de caixa

Além de tomar medidas agressivas para reduzir os custos operacionais, a empresa também está trabalhando para fortalecer sua posição de liquidez com a preservação de caixa, o que inclui:

  • Gestão ativa de todas as despesas de capital de giro;
  • Eliminando todos os gastos de capital não-críticos;
  • Negociação de novas condições de pagamentos com seus parceiros;
  • Avaliação de uma nova linha de crédito com instituições financeiras.

Relação de aeroportos mantidos em operação

Em ordem alfabética:

  1. BEL
  2. BSB
  3. CGB
  4. CGR
  5. CNF
  6. CWB
  7. FEN
  8. FLL
  9. FLN
  10. GYN
  11. MAO
  12. MCO
  13. MOC
  14. PMW
  15. POA
  16. PVH
  17. REC
  18. SDU
  19. SLZ
  20. SSA
  21. TBT
  22. TFF
  23. UDI
  24. VCP
  25. VIX

A Azul informou, por meio de seu RI, que estará notificando o mercado sobre quaisquer ações relevantes.

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.