Azul poderá operar no Aeroporto Santos Dumont sob condições meteorológicas adversas

Notícias

Por Equipe

A Azul anunciou que recebeu homologação para operar no Aeroporto Santos Dumont (SDU), localizado no Rio de Janeiro, sob condições meteorológicas adversas.

A companhia informou que quem viaja regularmente para o Rio de Janeiro com a Azul perceberá que corre menos riscos de ter seu voo desviado para o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (GIG) em caso de o Santos Dumont (SDU) apresentar condições meteorológicas adversas para pouso. Desde o dia 03 de julho, a empresa recebeu da ANAC a homologação RNP-AR 0.1, que permite que aviões realizem procedimentos de aproximação no aeroporto carioca mesmo em cenários climáticos desfavoráveis. Por enquanto, a certificação é exclusiva para aeronaves modelo Airbus A320neo.

Considerado o mais exigente dentre as certificações da ANAC, o RNP-AR 0.1 deixa a frota de Airbus da Azul muito menos exposta a alternar voos devido ao mau tempo, especialmente durante o inverno, em que há a presença de nuvens baixas no entorno do aeroporto fluminense. Com o novo procedimento, aviões da companhia têm autorização para manter aproximações de maior precisão até uma altura de até 300 pés (equivalente a um prédio de 30 andares), mesmo sob condições adversas. Sem o uso do RNP-AR 0.1, essas aproximações só podiam ser realizadas até 950 pés (equivalente a um prédio de 95 andares). Ou seja, as aterrisagens passam a ocorrer em condições de baixa visibilidade, mas em total segurança.

Guilherme Holtmann, Gerente Geral de Flight Standards e Treinamento da Azul, que comandou os treinamentos para a certificação da aeronave, afirmou que o RNP-AR 0.1 é uma navegação baseada em satélites e que exige uma sintonia muito precisa entre aeronave, operador aéreo e tripulação. “Conquistar essa autorização era fundamental para a operação no Santos Dumont, já que ela amplia o nosso patamar operacional, mantém a segurança das aeronaves e torna a Experiência Azul para quem voa – de e para o Santos Dumont – muito mais completa.”, destaca executivo. 

Para obter a certificação, a Azul envolveu diversas áreas da companhia, além de equipes da ANAC. O próximo objetivo, segundo a companhia, é iniciar os trabalhos para certificar a frota de jatos de nova geração da Embraer, os 195 E2, para operações em procedimento RNP-AR 0.1.

Clube Smiles
Clube SmilesReceba até 70 mil milhas na hora + benefícios exclusivos para viajar!
Alertas de Econômica e Executiva
Alertas de Econômica e ExecutivaAproveite o cupom PP13ANOS e faça parte do nosso grupo no WhatsApp!
Clube Livelo
Clube LiveloAssine o Clube Classic e ganhe 2.000 pontos em 10 parcelas de 200 pontos
Clube LATAM Pass
Clube LATAM PassReceba 1.000 pontos por mês + até 10% de bônus em parceiros
Seguro Viagem
Seguro ViagemAté 69% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.