Na tarde desta sexta-feira (16) fomos convidados pela Azul para acompanhar de perto a chegada e o batismo de seu Airbus A350, no hangar da companhia no Aeroporto de Viracopos. A aeronave chegou ao Brasil no dia de ontem (15) e agora ficará em Campinas para passar pelo processo de nacionalização junto aos órgãos reguladores brasileiros.
O modelo, apelidado de “50 também é Azul”, partiu de Tarbes, na França, no começo da semana – onde passou pelas últimas tarefas de manutenção programada – antes de ser entregue à Azul no aeroporto de Confins, em Minas Gerais. Ele pousou em Campinas por volta das 14hs e assim que aterrissou já rumou sentido ao hangar da companhia, onde dois caminhões de bombeiros o esperava para realizar o batismo.
Conhecendo o A350 da Azul
Assim que for autorizada a operar, o A350 será o maior avião da Azul, com capacidade para até 334 passageiros, em três configurações de cabines: Executiva, Econômica e Economy Xtra. Confira abaixo mais detalhes:
Classe Executiva
A cabine tem 33 assentos, dispostos no layout 1-2-1. Os assentos do lado da janela se intercalam para oferecer mais espaço para os passageiros. Enquanto os assentos do corredor oferecem uma configuração mais aproximada, ideal para quem voa com companhia, mas também um pouco mais separada – preservando a privacidade do passageiro.
Cabine Econômica e Economy Xtra
Com assentos em cinza e detalhes em azul escuro no encosto, a Economy Xtra possui 102 assentos e está disposta no layout 3-3-3. Já a Econômica tem 199 assentos, todos eles mesclando tons de azul, fazendo contraste com a cabine Economy Xtra:
Em todas as cabines, os assentos foram repensados exclusivamente para integrar o Airbus A350.
Operação com o A350
Apesar do batismo e de toda a cerimônia de chegada do modelo em Campinas, os executivos da Azul não confirmaram para quais rotas internacionais o modelo irá operar. O A350 fará voos de testes, dentro do Brasil, mas sem tripulação.
De acordo com o Vice-Presidente de receitas da Azul, a companhia não pode informar uma data exata do início de operações com o jato, porque depende de todo o processo de nacionalização do A350, que será feito em conjunto da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Chegada de mais A350 na Azul
Até 2024 a Azul pretende ter em sua frota quatro aeronaves A350. Com mais uma sendo entregue ainda este ano, entre os meses de novembro e dezembro, e as outras duas até o final de 2023.
Comentário
O que acharam do interior? Estão ansiosos para voar nesta nova máquina?