O Banco Central autorizou ontem (2) o pagamento através de cartão de crédito no aplicativo WhatsApp. Até então, só era possível a cobrança em cartões pré-pagos, de débito ou múltiplos (com a função de débito ativada) e exclusivo para pessoas físicas.
O que mudou?
Após o deferimento do Banco Central, será possível também efetuar ou solicitar transferências para pessoas jurídicas e, ainda, utilizar o cartão de crédito. Com a ampliação e a facilidade de realização de pagamentos para empresas de pequeno porte, é esperado um maior faturamento e utilização da funcionalidade pelos usuários.
Apesar da notícia ter sido divulgada ontem, dia 02, o recurso ainda não está em vigor, pois, segundo o Bando Central, todos os envolvidos precisam ser comunicados. Para isso, é exigido uma prévia de 30 dias, respeitando os princípios regulatórios relacionados aos aspectos concorrenciais e de não discriminação.
Como utilizar o serviço de pagamento por WhatsApp
- Banco do Brasil: Visa;
- Banco Inter: Mastercard;
- Banco Original: Mastercard;
- Bradesco: Visa;
- BTG+: Mastercard;
- Caixa: Visa;
- Itaú: Mastercard e Visa;
- Mercado Pago: Visa;
- Neon: Visa;
- Next: Visa;
- Nubank: Mastercard;
- Santander: Mastercard e Visa;
- Sicoob: Mastercard;
- Sicredi: Mastercard e Visa.
A funcionalidade inicialmente foi pouco aceita pelos usuários, porém, com a mudança, imagina-se que o número de cadastros aumentará drasticamente. Você já faz uso dessa modalidade?