O Banco do Brasil lançou seu primeiro cartão totalmente impresso em braille do Brasil. A novidade permite que os correntistas tenham acesso a todas as informações de seu cartão, essenciais para compras em ambiente online, por exemplo, onde se faz necessário a digitação dos dados, promovendo maior autonomia e segurança nas transações financeiras.
Tarciana Medeiros, presidenta do Banco do Brasil, destacou que “O lançamento do cartão em braille estabelece um novo padrão de inclusão no setor financeiro, permitindo que o Banco do Brasil se destaque como um banco verdadeiramente para todos. A inclusão e o acesso vão muito além do cumprimento da legislação vigente, são valores cultivados no dia a dia pelo BB “, concluiu.
Primeiro cartão em braille
⠨⠨⠃⠃ ⠏⠗⠬⠭⠊⠍⠕ ⠑ ⠗⠑⠇⠑⠧⠁⠝⠞⠑ ⠝⠁ ⠧⠊⠙⠁ ⠙⠁⠎ ⠏⠑⠎⠎⠕⠁⠎ ⠑⠍ ⠞⠕⠙⠕⠎ ⠕⠎ ⠍⠕⠍⠑⠝⠞⠕⠎
O trecho acima diz “BB próximo e relevante na vida das pessoas em todos os momentos”, caso aplicado no sistema de linguagem Braille.
A iniciativa do Banco destaca o compromisso contínuo da instituição em tornar seus serviços mais acessíveis, garantindo que todos os clientes, especialmente aqueles com deficiência visual, possam desfrutar de uma experiência bancária mais autônoma e inclusiva. O Dia Nacional do Sistema Braille foi celebrado ontem (8), com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de ações para a inclusão das pessoas com deficiência visual.
O cartão
Os correntistas do Banco do Brasil autodeclarados como cegos ou pessoas com deficiência visual, ao solicitarem uma nova via de seu cartão, ou um cartão novo, receberão em seu endereço um kit contendo um cartão totalmente impresso em braille, com informações como o número, CVV, data de validade e bandeira.
Além disso, receberão um folder contendo esclarecimentos sobre o cartão e sua forma de desbloqueio e um porta-cartão com os dados completos, ambos escritos em braille e em caracteres ampliados, oferecendo facilidade não só para os brailistas, mas também para os correntistas com baixa visão.
A novidade permite que essas pessoas tenham acesso a todas as informações de seu cartão, essenciais para compras em ambiente online, por exemplo, onde se faz necessário a digitação dos dados, promovendo maior autonomia e segurança nas transações financeiras.
A primeira versão do Kit Braille do Banco do Brasil, que continha porta-cartão impresso em braille com informações do cartão, contrato em CD e outros elementos, foi lançado em 2009, também de forma pioneira no mercado, servindo como parâmetro para a criação de legislação que passou a reger todo o setor bancário. Essa atualização do Kit Braille foi realizada a partir de estudos de mercado em que pessoas com deficiência visual relataram sentir falta do número do cartão impresso no próprio.
Todos os cartões emitidos para correntistas que tenham se autodeclarado PCD visuais, no app do BB ou em uma agência, já serão nesse novo modelo. Em caso de novas contratações de cartão ou renovações de cartões vencidos, não há custo adicional. Para solicitação de segunda via, o custo será o mesmo de um cartão comum, seguindo valores da tabela de tarifas disponível no site do Banco do Brasil.
Extrato do cartão pode vir em braille
Além do novo cartão, o Banco do Brasil também oferece aos seus correntistas com deficiência visual a possibilidade de solicitar, para a sua residência, o envio do extrato unificado, totalmente impresso em braille e caracteres ampliados.
A contratação do serviço de recebimento deste documento de periodicidade mensal, que apresenta informações do relacionamento do cliente, pode ser realizada em qualquer agência do Banco do Brasil, sem custo adicional. Além do extrato de conta corrente, traz informações sobre investimentos e previdência, oferecendo aos correntistas PCD visual, a autonomia de acompanhar suas movimentações financeiras com mais facilidade.
“Essas iniciativas refletem a dedicação do Banco do Brasil em atender às necessidades de todos os seus clientes, assegurando que os serviços bancários sejam inclusivos e acessíveis para a comunidade com deficiência visual“, reforçou a presidenta do BB.
Comentário
Iniciativas como essa do Banco do Brasil de inclusão são sempre muito bem-vindas não é mesmo? No ano de 2015 o Banco do Brasil já havia ganhado o prêmio da Abec de Melhores Práticas por apresentar o cartão Ourocard com múltiplas funções e amplas bandeiras.
Em 2009, o banco apresentou seu primeiro Kit em braille que foi amplamente distribuído entre as pessoas com deficiência visual. A nossa torcida é para que vire tendência e que outros bancos apresentem mais iniciativas de inclusão como essa, assim como já fez o Nubank ano passado.
Gostou da novidade? Para solicitar o cartão em braille, entre em contato com o Banco do Brasil.