Depois de 3 anos após ser lançado nos EUA, o Apple Pay finalmente chegou ao Brasil ano passado (2018) através do Itaú. Após o lançamento da tecnologia, outros bancos também começaram a disponibilizar a tecnologia para seus cartões.
O que é o Apple Pay?
Para quem não conhece, o Apple Pay usa da tecnologia NFC (near field communication) para realizar transações financeiras, ou seja, basta você aproximar seu iPhone ou Apple Watch de uma maquininha compatível, e voilá – pagamento realizado!
Vale lembrar que toda vez que você realiza uma compra, o Apple Pay cria um número específico para seu aparelho e um código de transação único. Desse jeito, os dados do seu cartão não são armazenados no dispositivo ou nos servidores da Apple, nem são compartilhados com as lojas.
Bancos e cartões compatíveis com Apple Pay no Brasil
Atualmente, de acordo com o site oficial da Apple os seguintes bancos/cartões brasileiros de pessoas físicas são compatíveis com a tecnologia Apple Pay:
- Banco do Brasil (cartões combo Visa, cartões de crédito Visa e cartões ELO)
- Bradesco (cartões de débito Visa, cartões de crédito Visa e cartões ELO)
- Itaú (todos os cartões – incluindo Credicard)
OBS: Alguns leitores nos informaram que só é possível adicionar cartões titulares, portanto cartões adicionais não seriam elegíveis.
Considerações finais
Poder fazer todas as transações direto do celular e não precisar ficar carregando bolsa ou tirando a carteira do bolso toda hora é uma comodidade enorme, e esta tecnologia só vem para facilitar a vida do consumidor.
Então fica aqui a minha dica: Alô Alô outros bancos brasileiros – vamos agilizar o processo para integrar seus cartões também com esta funcionalidade? Está demorando muito pra vocês adotarem o Apple Pay – afinal já tem mais de 1 ano que o AP chegou no Brasil! Qual o motivo da demora?
Aproveitando o assunto – você já adicionou seu cartão no Apple Pay? Tem usado com frequência? E a aceitação nos estabelecimentos? Conta pra gente nos comentários!