fbpx

Warren Buffett vende suas ações de companhias aéreas e diz que apostar no setor foi um erro

Notícias

Por Gabriel Marinho

Durante a conferência anual com os acionistas da Berkshire Hathaway, a holding do Warren Buffett, a empresa anunciou que vendeu todas as suas ações das quatro maiores companhias aéreas dos Estados Unidos.


Venda das ações

A famosa conferência anual da Berkshire Hathaway aconteceu ontem (02) de forma online. Durante o evento que foi transmitido ao vivo pelos acionistas da empresa pela internet, a empresa anunciou um prejuízo histórico de US$ 49,7 bilhões no primeiro trimestre do ano, principalmente graças à crise causada pela pandemia do coronavírus.

Em abril, a empresa vendeu US$ 6,1 bilhões de seus investimentos em ações, sem detalhar exatamente o que foi vendido. Buffett atribui o montante à venda das posições da empresa em todas as quatro maiores companhias aéreas dos Estados Unidos.

De acordo com o relatório anual da Berkshire Hathaway, o  conglomerado detinha uma participação de 11% na Delta Air Lines, 10% na American Airlines, 10% na Southwest Airlines e 9% na United Airlines.

O yahoo! destacou que a empresa só começou a investir nas quatro companhias aéreas em 2016, depois de evitar o setor de aviação durante vários anos.

“Eu estava errado”, disse Buffett sobre sua decisão de investir na American, Delta, United e Southwest. “A nossa posição nas companhias aéreas foi um erro,” e completou: “O futuro está muito menos claro para mim.”

O bilionário explicou a decisão destacando os acordos feitos pelo governo dos EUA para resgatar as companhias aéreas. Esses acordos incluem bilhões de dólares em empréstimos que as companhias terão que pagar.

O investidor também questionou se as pessoas voariam tanto nos próximos dois ou três anos quanto no ano passado. Mesmo que os volumes de passageiros retornem a 70% ou 80% dos níveis pré-coronavírus, disse ele, as companhias ficarão com “aviões demais”.


Fim do “toque de Midas”?

A decisão de Buffett é muito relevante no mercado financeiro. O investidor passou a ser reconhecido pelo seu “toque de Midas”, em referência à lenda que tudo que o rei Midas tocava virava ouro, indicando que o megainvestidor conseguia multiplicar os seus investimentos.

O poder em manter o seu “toque mágico” já estava sendo questionado pelos investidores desde o ano passado quando a Berkshire Hathaway teve um rendimento de 11%, bem inferior aos 29% do índice S&P 500, que replica os 500 maiores ativos cotados nas bolsas de NYSE ou NASDAQ. Com esse novo anúncio, muitos temem que o bilionário não tenha mesma capacidade de realizar investimentos como tinha no passado.


A decisão da empresa de Buffett é realmente um fato bem marcante no mercado financeiro. Como está a visão de vocês em relação a uma eventual posição acionária e no futuro das aéreas?

Hotéis com Desconto + Selos
Hotéis com Desconto + Selos
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 30 de abril de 2022!
Seguro Viagem com Desconto
Seguro Viagem com Desconto
Desconto especial no seu Seguro Viagem!
Hotéis com Desconto
Hotéis com Desconto
8% de desconto em estadias até 31 de março de 2022!
Compras com Desconto
Compras com Desconto
5% de desconto em itens vendidos e entregues pelo Magalu!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Ver todos os cupons

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

10 anos! O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.