fbpx

Boeing 737 MAX deverá voltar a operar na Europa no 1º trimestre de 2020

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

A Reuters publicou recentemente que a EASA (Agência de Segurança da Aviação da União Europeia, em português) pretende liberar a volta da operação da família MAX, em território europeu. Os modelos deverão voltar aos ares no primeiro trimestre de 2020.

A Boeing afirmou que pretende devolver o 737 MAX aos céus até o final de 2019, depois de fazer alterações de software após dois acidentes que mataram 346 pessoas. Com as tragédias, a FAA (Administração Federal de Aviação dos EUA, em português) não viu outra saída, senão “groundiar” o avião – o que ocorreu em março deste ano. Além de prejudicar a fabricante, esse paralização também atingiu os clientes das companhias aéreas devido às centenas de jatos que não tem permissão de voar.

No entanto, antes de voltar a operar na Europa, algumas companhias aéreas, bem como a própria EASA, vão realizar uma bateria de testes a mais do que a própria fabricante já fez. Do mesmo modo, a FAA também vai ser responsável por testar o fluxo de ar da aeronave. Se defeituoso, esse fluxo de ar pode causar uma pane no sistema, fazendo com que a aeronave mergulhe no ar – conforme ocorrido nos dois acidentes anteriores, com a Lion Air e a Ethiopian.

Caso aprovado, tanto pelas agências de seguranças, quanto pelas companhias aéreas, as operações do modelo MAX devem ser retomadas no primeiro trimestre de 2020. Contudo, a volta da aeronave para o próximo ano não pode ser cravada ou dada como certo. Isso se deve, pois uma equipe de especialistas europeus viajaram até o Iowa, nas instalações da Rockwell Collins, para realizar uma auditoria na suposta versão final do software de programação do avião.

Após a visita, o diretor executivo da EASA, Patrick Ky, disse em entrevista à agência de notícias que “há muito trabalho a ser feito ainda“, deixando algumas dúvidas no que tange a retomada de operação. Caso seja necessário um treinamento adicional aos pilotos que forem comandar o avião, a volta do Boeing 737 MAX aos ares vai esperar mais um pouco.

Para maiores informações, acesse a matéria no site da Reuters.

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliações de voos, salas vips, hotéis, cartões de crédito e promoções.