fbpx

Boeing completa com sucesso o primeiro voo do 777X

Notícias

Por Dérek Arakaki

O novo avião da Boeing, o 777X, realizou no último sábado (25) o seu primeiro voo. Baseado no popular 777 e com tecnologias do 787 Dreamliner, o modelo decolou na frente de milhares de pessoas no Paine Field, em Everett, às 10:09 (hora local), realizando um vôo de três horas e 51 minutos sobre o estado de Washington antes do pouso no Boeing Field.


Com a palavra, o capitão

“O 777X voou lindamente, e os testes de hoje foram muito produtivos”, disse o capitão Van Chaney, piloto-chefe do 777 / 777X da Boeing Test & Evaluation. “Obrigado a todas as equipes que tornaram o dia de hoje possível. Mal posso esperar para pilotar o avião novamente.”

O Comandante Chaney e o piloto-chefe da Boeing, Craig Bomben elaboraram um plano de teste detalhado para exercitar os sistemas e estruturas do avião enquanto a equipe de teste em Seattle monitorava os dados em tempo real.


Vídeo do primeiro voo

Para quem não conseguiu acompanhar, é possível ver como foi o primeiro voo abaixo:


Testes

Esse foi o primeiro dos quatro aviões 777-9 dedicados apenas a voos de teste. Agora, o WH001, será submetido a verificações antes de retomar os testes nos próximos dias.

Essa frota especial, que iniciou os testes de solo em Everett no ano passado, passará por uma série abrangente de outros testes e condições no solo e no ar nos próximos meses para demonstrar a segurança e a confiabilidade do projeto.


Sobre o 777X

Segundo a Boeing, o 777X proporcionará uma redução de 10% no consumo de combustível além de custos operacionais 10% mais baixos que os da concorrência, através de aerodinâmica avançada, asa composta de fibra de carbono de última geração e o motor comercial mais avançado de todos os tempos, o GE9X da GE Aviation.

A fabricante ainda informa que o novo 777X combina o melhor das cabines do 777 e 787 Dreamliner com aprimoramentos, visando oferecer uma nova experiência de voo para os passageiros.

As janelas serão maiores que nos outros 777 e posicionadas de forma mais elevada na fuselagem da aeronave.

Segundo a empresa, os bins no 777X também serão maiores, oferecendo mais espaço para as bagagens de mão e com acesso facilitado para os passageiros.


Companhias com pedidos

A Boeing espera entregar o primeiro 777X em 2021. O modelo já conta com 340 pedidos e compromissos das principais companhias aéreas do mundo, incluindo ANA, British Airways, Cathay Pacific, Emirates, Etihad Airways, Lufthansa, Qatar Airways e Singapore Airlines.


Parabenizada pela Airbus

Até sua principal concorrente, a Airbus, parabenizou a fabricante pelo feito alcançado no último sábado. Veja abaixo a mensagem da empresa:


Comentário

Momento histórico para a Boeing! Depois de um ano bastante complicado em função do 737 MAX é bom ver a fabricante apresentando um novo modelo que tem tudo para ser um grande sucesso. Agora é esperar que todos os testes sejam realizados para que, a partir do ano que vem, possamos ver essa bela aeronave voando pelo mundo!

E você? Gostou do 777X?

Para mais informações sobre essa aeronave, clique aqui.

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.