fbpx

Boeing divulga imagem do que pode ser o ‘futuro dos aviões’

Notícias

Por Igor Tonetti

A Boeing divulgou uma imagem do que pode vir a ser o futuro dos jatos da empresa. O protótipo faz parte do projeto Future Flight Concepts, em que a fabricante estuda novas alternativas de aviões para o futuro, menos prejudiciais ao meio ambiente e com zero emissões de carbono.

Boeing protótipo

A aeronave lembra bastante os ATRs, com hélices nas asas, mas diferente dos modelos da fabricante francesa (muito utilizado pela Azul e VOEPASS, aqui no Brasil) o novo projeto da Boeing prevê um jato movido a eletricidade, hidrogênio, ou então um produto híbrido.

Mesmo com a divulgação do que poderá ser o avião no futuro, a Boeing lembra que nada está certo sobre como será o modelo, e que a divulgação faz parte de um estudo que da empresa com companhias aéreas e demais setores do ramo para a conclusão de um avião menos prejudicial ao meio ambiente até 2050. Veja abaixo os protótipos:

“Nosso objetivo é possibilitar os benefícios sociais do transporte aéreo ao mesmo tempo atingindo zero impacto climático em nosso planeta. Para tornar isso realidade, acreditamos que é melhor aprender e compartilhar nossas descobertas amplamente, com base em dados, pesquisas científicas e colaboração, enquanto trabalhamos juntos para descarbonizar a aviação”, disse Brian Yutko , engenheiro-chefe da Boeing e vice-presidente de Sustentabilidade e Mobilidade Futura.

A principal ferramenta da Boeing para chegar em um “modelo ideal” de aeronave para o futuro é o Cascade.


Cascade da Boeing

O Cascade é um programa que utiliza dados confiáveis e modelos analíticos para permitir que as partes interessadas se tornem mais ecológicas no futuro. A ferramenta avalia os principais caminhos da Boeing para descarbonizar a aviação e seu potencial poder de reduzir emissões por meio de:

  • Renovação da frota de aviões
  • Fontes de energia renováveis, como combustível sustentável, hidrogênio, propulsão elétrica
  • Melhorias na eficiência operacional
  • Tecnologias avançadas

O Cascade avalia os impactos do ciclo de vida completo das energias renováveis, contabilizando as emissões necessárias para produzir, distribuir e usar transportadores de energia alternativos, como hidrogênio, eletricidade e combustíveis de aviação sustentáveis ​​(SAF).

A Boeing planeja utilizar a ferramenta com operadoras aéreas e parceiros do setor para informar quando, onde e como as diferentes fontes de combustível se cruzam com os novos projetos de aeronaves.

“Existem vários caminhos para um futuro em que a aviação tenha impacto climático zero. Criamos o Cascade com base em dados confiáveis ​​e modelos analíticos para permitir que os usuários explorem vários caminhos para alcançar a emissão zero. Acreditamos que esse modelo ajudará nossa indústria a visualizar, por pela primeira vez, o impacto climático real de cada solução, do início ao fim, e informar as estratégias mais prováveis ​​e eficazes”, disse o diretor de sustentabilidade da Boeing, Chris Raymond, no Farnborough International Airshow, que aconteceu na Inglaterra.


Preocupação com o meio ambiente na Boeing

Desde meados dos anos 2000, a Boeing realizou seis demonstrações de tecnologia de hidrogênio com aeronaves tripuladas e não tripuladas usando células de combustível de hidrogênio e motores de combustão.

No ano passado, a Boeing testou com sucesso um criotanque projetado para o espaço com capacidade para armazenar 16.000 galões de hidrogênio líquido ou a energia equivalente ao combustível Jet A em um jato regional típico.

Além de seu trabalho em aplicações de hidrogênio, a Boeing investiu em aeronaves elétricas por meio de sua joint venture Wisk, que está trabalhando para trazer ao mercado o primeiro táxi aéreo totalmente elétrico e autônomo da atual aeronave totalmente elétrica eVTOL da Wisk dos EUA – em exibição no Farnborough Airshow — realizou mais de 1.600 voos de teste bem sucedidos.


O que você acha do protótipo da Boeing?

Seguro Viagem
Seguro Viagem
4 pontos Livelo por real gasto + 25% de desconto!
Hotéis
Hotéis
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2023!
Hotéis
Hotéis
8% de desconto em estadias até 31 de março de 2023!
Cartão Pão de Açúcar Itaú
Cartão Pão de Açúcar Itaú
Ganhe 1 ponto por R$ 1 gasto!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.