Boeing divulga imagem do que pode ser o ‘futuro dos aviões’

Notícias

Por Igor Tonetti

A Boeing divulgou uma imagem do que pode vir a ser o futuro dos jatos da empresa. O protótipo faz parte do projeto Future Flight Concepts, em que a fabricante estuda novas alternativas de aviões para o futuro, menos prejudiciais ao meio ambiente e com zero emissões de carbono.

Boeing protótipo

A aeronave lembra bastante os ATRs, com hélices nas asas, mas diferente dos modelos da fabricante francesa (muito utilizado pela Azul e VOEPASS, aqui no Brasil) o novo projeto da Boeing prevê um jato movido a eletricidade, hidrogênio, ou então um produto híbrido.

Mesmo com a divulgação do que poderá ser o avião no futuro, a Boeing lembra que nada está certo sobre como será o modelo, e que a divulgação faz parte de um estudo que da empresa com companhias aéreas e demais setores do ramo para a conclusão de um avião menos prejudicial ao meio ambiente até 2050. Veja abaixo os protótipos:

“Nosso objetivo é possibilitar os benefícios sociais do transporte aéreo ao mesmo tempo atingindo zero impacto climático em nosso planeta. Para tornar isso realidade, acreditamos que é melhor aprender e compartilhar nossas descobertas amplamente, com base em dados, pesquisas científicas e colaboração, enquanto trabalhamos juntos para descarbonizar a aviação”, disse Brian Yutko , engenheiro-chefe da Boeing e vice-presidente de Sustentabilidade e Mobilidade Futura.

A principal ferramenta da Boeing para chegar em um “modelo ideal” de aeronave para o futuro é o Cascade.


Cascade da Boeing

O Cascade é um programa que utiliza dados confiáveis e modelos analíticos para permitir que as partes interessadas se tornem mais ecológicas no futuro. A ferramenta avalia os principais caminhos da Boeing para descarbonizar a aviação e seu potencial poder de reduzir emissões por meio de:

  • Renovação da frota de aviões
  • Fontes de energia renováveis, como combustível sustentável, hidrogênio, propulsão elétrica
  • Melhorias na eficiência operacional
  • Tecnologias avançadas

O Cascade avalia os impactos do ciclo de vida completo das energias renováveis, contabilizando as emissões necessárias para produzir, distribuir e usar transportadores de energia alternativos, como hidrogênio, eletricidade e combustíveis de aviação sustentáveis ​​(SAF).

A Boeing planeja utilizar a ferramenta com operadoras aéreas e parceiros do setor para informar quando, onde e como as diferentes fontes de combustível se cruzam com os novos projetos de aeronaves.

“Existem vários caminhos para um futuro em que a aviação tenha impacto climático zero. Criamos o Cascade com base em dados confiáveis ​​e modelos analíticos para permitir que os usuários explorem vários caminhos para alcançar a emissão zero. Acreditamos que esse modelo ajudará nossa indústria a visualizar, por pela primeira vez, o impacto climático real de cada solução, do início ao fim, e informar as estratégias mais prováveis ​​e eficazes”, disse o diretor de sustentabilidade da Boeing, Chris Raymond, no Farnborough International Airshow, que aconteceu na Inglaterra.


Preocupação com o meio ambiente na Boeing

Desde meados dos anos 2000, a Boeing realizou seis demonstrações de tecnologia de hidrogênio com aeronaves tripuladas e não tripuladas usando células de combustível de hidrogênio e motores de combustão.

No ano passado, a Boeing testou com sucesso um criotanque projetado para o espaço com capacidade para armazenar 16.000 galões de hidrogênio líquido ou a energia equivalente ao combustível Jet A em um jato regional típico.

Além de seu trabalho em aplicações de hidrogênio, a Boeing investiu em aeronaves elétricas por meio de sua joint venture Wisk, que está trabalhando para trazer ao mercado o primeiro táxi aéreo totalmente elétrico e autônomo da atual aeronave totalmente elétrica eVTOL da Wisk dos EUA – em exibição no Farnborough Airshow — realizou mais de 1.600 voos de teste bem sucedidos.


O que você acha do protótipo da Boeing?

Alertas de Milhas no WhatsApp
Alertas de Milhas no WhatsApp Receba alertas de passagens de milhas no WhatsApp!
Conta Global
Conta Global Ganhe até R$100 de cashback após primeira compra com valor mínimo de R$ 100
Hotéis
Hotéis Ganhe 8% de desconto em estadias até 31 de março de 2026
Canal do WhatsApp
Canal do WhatsApp Entre no nosso canal do Whatsaap e confira todas as oportunidades
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.